Brasileiro é detido na Rússia e internado em clínica psiquiátrica

"Eu só quero que liberem o meu filho e que ele volte para casa", afirma a mãe do rapaz

O estudante brasileiro foi detido em São Petersburgo, na Rússia

O estudante cearense Leonardo Pestana Dantas, de 27 anos, foi detido e internado em uma clínica psiquiátrica na cidade de São Petersburgo, na Rússia, no dia 16 de junho, após um possível desentendimento com autoridades no aeroporto. Segundo a mãe do jovem, Fátima Pestana, ele foi preso no momento que ia embarcar de volta ao Brasil.

Fátima falou com o filho assim que ele foi detido. “Quando iam retirar seu celular, ele gravou um áudio para mim e parecia surpreso”, afirma à Catraca Livre. Depois de dois dias sem falar com Leonardo, a mãe entrou em contato com a embaixada do Brasil na Rússia, que localizou onde o rapaz estava.

“Já no hospital psiquiátrico, consegui conversar por pouco tempo com ele. Deviam ter dado algum medicamento para ele, que dizia que esse era mais um dos contratempos que aconteceram no país. Ele não parecia bem. O meu desespero foi grande demais”, diz a mãe.

De acordo com a cearense, o jovem foi morar na Rússia para aprender o idioma e, futuramente, estudar em uma faculdade de medicina, pois o curso é mais barato que no Brasil. “No curso de língua, ele contou que teve uns estresses no dia a dia e se envolveu em uma confusão. Eu acho que ele sofreu uma perseguição. O meu problema maior é não ter contato com ele. Eu só quero que liberem o meu filho e que ele volte para casa.”

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa do Itamaraty informou que “o consulado temporário do Brasil em São Petersburgo e a embaixada do Brasil em Moscou acompanham a situação do cidadão brasileiro, mantêm contato com seus familiares e prestam toda assistência consular cabível”, mas, “em respeito à privacidade, não está autorizada a fornecer informações sobre o caso”.

Leia também: