Nesta sexta-feira, 1º de abril, Dia da Mentira, coletivos e movimentos feministas lançaram uma ação nas redes sociais para denunciar as mentiras que os homens sempre contam, mas insistem em parecer verdade. Com a hashtag #EleSempreFala, as mulheres querem promover uma mobilização em todo o país para discutir o machismo e a sociedade patriarcal.

"Vamos mostrar que estamos cansadas da enganação diária que é massificada nas nossas relações, nas instituições, no trabalho, no colégio e nas faculdades. Por exemplo: '#EleSempreFala que é a última vez que ele me bate'", afirma Luna Costa, uma das idealizadoras da campanha, em entrevista ao Catraca Livre.

Créditos: Reprodução/Facebook

A campanha reúne vários relatos de mulheres de todo o Brasil

A iniciativa teve início com um grupo de 100 mulheres do Rio de Janeiro, que se juntou para pensar em maneiras de se mobilizar. Após reuniões de organização, as ativistas programaram futuras atividades para lutar contra a violência de gênero. "A ideia é que o movimento extrapole cada vez mais em todo o país", ressalta Luna.

Aproveitando o "Dia da Mentira", a campanha usou como inspiração outras hashtags que dominaram as redes sociais no ano passado, como #MeuAmigoSecreto e #PrimeiroAssédio, para transmitir uma mensagem contra a misoginia e o machismo.

O objetivo é que a ação ocorra em nível nacional, reunindo mulheres de todos os estados e cidades. Depois do dia 1º, os coletivos vão continuar com a mobilização, tanto na internet, quanto ocupando as ruas. Haverá uma reunião de organização para pensar as atividades no dia 3 de abril, na Cinelândia, Rio de Janeiro, das 14h até 19h.

Confira alguns relatos:

#elesemprefala que eu sou lésbica por falta de um pênis#1ºdeabril

Posted by SOS Rio Sem Homofobia on Viernes, 1 de abril de 2016

#elesemprefala que é a favor do Estado Democrático de Direito, mas acha que a saída da crise é sugerir o assassinato de uma mulher. #1ºdeabril #BrenoAltman

Posted by Rafa Acioli on Viernes, 1 de abril de 2016

#elesemprefala que não entende como uma menina "letrada", que discute politica e fala inglês pode ser favelada. Até...

Posted by Marcela Lisboa on Viernes, 1 de abril de 2016

#elesemprefala que eu sou diferente das outras meninas que ele já conheceu. No fim a história é a mesma E...

Posted by Lara Sillman on Viernes, 1 de abril de 2016

#elesemprefala que ser trans não é ser mulher de verdade. Meu querido, 1º de abril é só hoje, tá? Vai ter muita mulher trans, SIM. <3#1ºdeabril

Posted by SOS Rio Sem Homofobia on Viernes, 1 de abril de 2016

#elesemprefala que não é machista, mas prefere trabalhar com homens porque as mulheres são muito temperamentais.

Posted by Duda Ferraz on Viernes, 1 de abril de 2016

#elesemprefala que ele sempre fala que outro cara só me cantou porque eu dei confiança. #1ºdeabril

Posted by Casa da Juventude on Viernes, 1 de abril de 2016

#elesemprefala Que sem camisinha é só comigo

Posted by Morena Pérez on Viernes, 1 de abril de 2016

Imagem Autor

Feminista, vegetariana e repórter de Cidadania no Catraca Livre. ("nossas costas / contam histórias / que a lombada / de nenhum livro / pode carregar" - Rupi Kaur)

+ posts do autor