Casey Affleck se manifesta sobre acusações de assédio sexual

No Oscar deste ano, Casey Affleck levou para casa o prêmio de Melhor Ator. O artista já havia levado uma estatueta na mesma categoria no Globo de Ouro. Mas o que está fazendo manchetes atualmente não é necessariamente a atuação dele em “Manchester à Beira-Mar”, e sim as duas acusações de assédio sexual que ele recebeu em 2010.

Casey Affleck em “Manchester à Beira-Mar”
Casey Affleck em “Manchester à Beira-Mar”

Há quase sete anos, duas mulheres – uma produtora e uma cinegrafista – entraram com processos acusando o ator de um comportamento grosseiro e abusivo, incluindo investidas físicas, durante as gravações de “Eu Ainda Estou Aqui”. De acordo com os documentos do tribunal, uma delas acordou com ele ao seu lado, acariciando suas costas.

Na época, o advogado do ator categorizou as acusações como tentativas de extorsão, e procurou resolver o caso fora do tribunal. Desde então, não se falou muito nesse episódio. Tanto que a atriz Constance Wu chamou atenção para as denúncias quando o ator ganhou o Globo de Ouro e foi indicado à premiação da Academia.

Brie Larson também acabou contribuindo para que o assunto voltasse à tona. Ela teve de entregar prêmio para Affleck tanto no Globo de Ouro quanto no Oscar, e sua reação contida em ambas as vezes chamou atenção da mídia. A estrela é reconhecida por apoiar vítimas de abuso.

Brie Larson se recusou a aplaudir Casey Affleck durante o Oscar
Brie Larson se recusou a aplaudir Casey Affleck durante o Oscar

Casey Affleck vinha mantendo-se em silêncio sobre as acusações. Mas após vencer o Oscar de Melhor Ator, acabou comentando sobre elas durante uma entrevista ao Boston Globe. O jornalista Mark Shanahan disse que ao perguntar sobre as denúncias, o ator fez uma pausa e deu um suspiro pesado antes de afirmar que os dois lados do caso estão proibidos de falar sobre ele, e apontar que nenhuma das pessoas que estão o condenando online sabem o que aconteceu.

“Acredito que qualquer forma de maus tratos vindos de qualquer pessoa por qualquer razão é inaceitável e repugnante, e todo mundo merece ser tratado com respeito no seu local de trabalho e em todos os outros lugares”, Affleck observou. “Realmente não há nada que eu possa fazer sobre isso, a não ser viver minha vida da forma que eu sei que a vivo e ser sincero com os meus próprios valores e com a forma como tento vivê-los o tempo todo”.