Com tornozeleira, Japonês da Federal escolta presos da Lava Jato

O policial Newton Ishii, conhecido como Japonês da Federal, foi visto no início desta semana fazendo a escolta de presos da Operação Lava Jato enquanto o próprio usava uma tornozeleira eletrônica.

Condenado a 4 anos e 2 meses por facilitar a entrada de contrabando no país, Ishii cumpre pena no regime semiaberto harmonizado e deve ficar em casa entre 23h e 5h durante a semana, além de não poder sair nos fins de semana.

No dia em que colocou a tornozeleira, a Polícia Federal havia dito que ele continuaria atuando na Superintendência, mas em um cargo interno.

Ao G1, a PF informou que ele precisou substituir um funcionário que faltou. Segundo a  juíza Luciani de Lourdes Tesserolli Maronezi, a medida foi adotada em virtude da falta de vagas no sistema penitenciário para o cumprimento do regime semiaberto tradicional.

O monitoramento ocorrerá até 21 de outubro deste ano, quando deverá ser revisto o regime.

Quando Ishii foi condenado, em 2009, ele era aposentado, por isso a Justiça não fez nenhuma determinação relacionada a trabalho. Depois da condenação, o Tribunal de Contas da União (TCU) considerou a aposentadoria dele irregular por causa da contagem de tempo de serviço.

Leia mais informações no G1.