Em pleno século XXI, há quem viva alheio ao sistema financeiro. Sem empregos ou contas bancárias, conheça histórias de três pessoas que escolheram viver sem dinheiro.

Divulgação

Créditos: Divulgação

Mark Boyle vive há 4 anos sem dinheiro

O alemão Raphael Fellmer, de 29 anos, paga o aluguel do apartamento onde vive com a mulher e o filho fazendo serviços de manutenção em seu prédio. Para conseguir comida, ele também não gasta um centavo: aproveita alimentos em condições de uso que encontra em lixos orgânicos. Quando a família precisa muito de algo, Fellmer procura alguém que venda o item na internet e propõe uma troca.

A também alemã Heidemarie Schwermer, de 69 anos, vive há 16 anos sem dinheiro. Depois de abandonar a carreira de psicoterapeuta e professora, ela se hospeda e se alimenta na casa de pessoas para quem oferece diferentes serviços, desde afazeres domésticos a simplesmente companhia.

Longe da vida urbana, o irlandês Mark Boyle vive há 4 anos sem consumir. Morando no campo, ele come o que planta e toma banho no rio. Boyle não se arrepende da mudança e quer convencer outros a adotarem seu estilo de vida. Veja entrevista com o irlandês.