“Doe um Match”: publicitário usa o Tinder para ajudar moradores de rua

Aplicativo famoso entre jovens também serve para ajudar quem mais precisa

“Você procura alguém para te esquentar no inverno. Os moradores de rua também”. Com essa frase, o projeto “Doe Um Match” começou. Através do Tinder, aplicativo de paquera, uma campanha para arrecadação de roupas de frio para moradores de rua de São Paulo teve seu ponta pé inicial.

Perfis de moradores de rua foram criados dentro do aplicativo, com fotos e imagens impactantes, que faziam com que os usuários dessem atenção à mensagem que estava ali. A mensagem diz que assim como eles estavam procurando um parceiro para lhes esquentar, os moradores de rua também o desejavam, através de doações de roupas e acessórios de frio além do calor humano das pessoas que também poderiam ”se doar”/”se entregar”.

A ideia partiu do publicitário Luan Almeida de 23 anos há dois meses atrás ao reparar em dois moradores de rua na Praça da Sé que sentiam muito frio. A mecânica é básica: as pessoas dão “match”, o próprio Luan conversa com os usuários e combina um meio das doações serem feitas. O publicitário decidiu encaminhar tudo que recebe para o projeto Entrega por SP que conheceu através das redes sociais e que ajudam moradores de rua em ações mensais.

Em uma semana o perfil teve mais de 1.500 matches, 32 doações, 3.500 mensagens e quase 500 likes na página do Facebook.