Em entrevista, Fernanda Montenegro afirma que racismo motivou baixa audiência de “Babilônia”

"Ninguém vai falar porque o preconceito de raça realmente dá cadeia, então querem ver o negro não sei onde, um caso aqui outro ali numa novela, mas uma frente de negritude ganhando espaço numa novela das nove? Nunca houve e ninguém fala", disparou atriz

Babilônia teve a pior audiência da história do horário nobre. Mas durante os cinco meses que esteve no ar, a novela dirigida por Dennis Carvalho trouxe, para além da teledramaturgia, importantes temas que povoam o imaginário da controversa opinião pública do país: como homofobia e a união civil entre pessoas do mesmo gênero.

Recentemente, em entrevista a um programa da GloboNews, Fernanda Montenegro questionou a razão que teria motivado a baixa audiência da novela. Para a consagrada atriz, o baixo ibope não se deu por conta da polêmica envolvendo o beijo protagonizado por ela Nathalia Timberg, mas sim por uma questão de racismo.

Babilônia teve a pior audiência da história do horário nobre
Babilônia teve a pior audiência da história do horário nobre

“É a primeira novela em que dois terços do elenco são de atores negros, que não são subservientes, que ascendem por um esforço próprio enorme, e que se casam de uma forma muito miscigenada. (…) Então ficou tudo em cima da homossexualidade, mas eu tenho certeza que sobre essa zona da negritude tão ascendente e tão vitoriosa, sem subserviência, ninguém vai falar porque o preconceito de raça realmente dá cadeia, então querem ver o negro não sei onde, um caso aqui outro ali numa novela, mas uma frente de negritude ganhando espaço numa novela das nove? Nunca houve e ninguém fala”, disse Fernanda na entrevista.

Esta foi a primeira vez que a questão racial ganhou destaque em meio às críticas sobre a novela escrita por Gilberto Braga e Ricardo Linhares. Alvo de críticas por parte de setores conservadores e religiosos, a novela sofreu uma enxurrada de críticas por expor relações homoafetivas logo nos primeiros episódios.

Contra homofobia, relembre 15 beijos gays da TV brasileira