Ensaio fotográfico relembra grandes mulheres da história

O projeto lançou uma campanha de financiamento coletivo para publicar o livro "100 Mulheres Cabulosas da História"

No mês de luta das mulheres, o movimento social Levante Popular da Juventude lançou uma releitura fotográfica de personalidades femininas da história mundial. Frida Kahlo, Angela Davis, Maria Carolina de Jesus e Luz Del Fuego estão entre as figuras retratadas pela série.

O objetivo do projeto é reunir as imagens em um livro, que será publicado a partir de uma campanha de financiamento coletivo. Intitulado “Mulheres Cabulosas da História“, o ensaio quer resgatar e dar mais visibilidade à história de grandes lutadoras que foram apagadas da nossa memória.

A iniciativa começou em março de 2016, período em que foram produzidos 43 retratos em preto e branco. Agora, a ação foi ampliada e já conta com 100 fotografias de mulheres, homenageando várias artistas, cientistas, esportistas, guerrilheiras, escritoras e militantes de causas populares. Cada imagem acompanha uma pequena biografia.

A intenção é fazer com que mais pessoas conheçam a vida dessas mulheres e mostrar que elas continuam mais vivas do que nunca. Para a fotógrafa Isis Medeiros, foi um processo empoderador.

“Nosso objetivo é fazer com que as mulheres de hoje sintam-se encorajadas a provocar novas transformações na sociedade, inspiradas nas lutadoras do passado”, afirmou.

Toda a produção e execução do ensaio foi realizada coletivamente por mulheres, como a caracterização (figurino), maquiagem e cabelos, que contaram com profissionais voluntárias no projeto.

A primeira versão do ensaio “Mulheres Cabulosas da História” repercutiu em mídias de circulação local e nacional, além de várias exposições. Quer ajudar a iniciativa a lançar o livro? Clique aqui!

  • Neste Mês da Mulher, o Catraca Livre vai prestar homenagens diárias a personagens do gênero feminino que nos inspiram. Saiba mais sobre a campanha #MulheresInspiradoras e leia outros perfis aqui.