Estudantes constroem casas com tijolos feitos de lixo industrial

Dois estudantes de arquitetura de Roterdã, nos Países Baixos, criaram uma tecnologia capaz de construir casas de forma sustentável. Os alunos desenvolveram tijolos feitos a partir do reaproveitamento do lixo industrial da região.

A ideia acabou se tornando um negócio social: a dupla fundou a startup “Stone Cycling“, especializada em comercializar tijolos feitos de materiais descartados. O produto, denominado “Waste Based Bricks”, tem feito sucesso, mas demorou algum tempo para que os inventores chegassem a uma fórmula perfeita.

O tijolo das casas é feito de materiais reaproveitados

Para construir os tijolos, o segredo é juntar vidro, cerâmica e resto de lixo industrial. Também é possível usar restos de tijolos tradicionais e descartes de demolição. Além de reutilizar os materiais, o processo de produção usa menos energia e, portanto, é mais sustentável que o tradicional.

Os estudantes ainda precisam de mais investimentos para viabilizar a comercialização da tecnologia em grande escala. A boa notícia é que, por meio de uma parceria com a Academia de Arquitetura de Amsterdã e com designers do Studioninedots, a startup poderá desenvolver tijolos que se encaixam como peças de LEGO.