Famosas convocam ato para defender aborto em caso de estupro

As atrizes Bruna Linzmeyer e Camila Pitanga são algumas das famosas que estão militando contra a PEC 181

No último dia 8 de novembro, uma Comissão Especial da Câmara formada basicamente por deputados da bancada evangélica aprovaram a PEC 181, que endurece as regras em relação ao aborto, dificultando que mulheres façam o procedimento mesmo em casos em que a lei considera legal, como em gestações frutos de estupro.

O retrocesso tem causado polêmica e uma série de protestos. Até o presidente da Câmara de Deputados, Rodrigo Maia, se pronunciou contra a PEC e disse que ela seria barrada em votação no Congresso.

Nesta segunda-feira, 13, às 17h, está marcado um ato público na Cinelândia, no Rio de Janeiro, em protesto à PEC, a manifestação “Todas contra 18 — Aborto em caso de estupro não pode ser crime!”. Várias famosas estão usando suas redes sociais para apoiar o ato e convocar as mulheres para lutar por direitos garantidos na Constituição.

As atrizes Bruna Linzmeyer, Camila Pitanga e Letícia Sabatella são algumas das celebridades que estão se posicionando contra a PEC, que transformará em crime qualquer tipo de aborto, até mesmos os três casos garantidos por lei: em caso de estupro, em situações de risco para a vida da mãe e em caso de feto com anencefalia.

“São direitos permitidos desde 1940 pelo Código Penal Brasileiro”, afirma Camila Pitanga, em um vídeo postado em seu Facebook. “Querem que a mulher que engravide de um estuprador não tenha direito ao aborto. E pior: seja presa por interromper a gravidez ou morra em um aborto clandestino. Estão nos obrigando a viver uma segunda violência”, lamenta a atriz.

Abaixo, post indica onde e quando acontecem os protestos:

[ATUALIZADO][CALENDÁRIO NACIONAL DE LUTAS]A comissão especial da Câmara que analisa a ampliação da licença…

Posted by Juntas on Saturday, November 11, 2017

Bruna e Letícia compartilharam em suas redes sociais o cartaz do movimento “Todas contra 18”, que faz referência aos 18 deputados homens que votaram a favor da PEC.

Confira as postagens das atrizes:

‼️ 18 homens votaram contra a criminalização do aborto até em casos de estupro e risco de vida pra mulher! ???????? Nós não iremos aceitar! Vamos TODAS às ruas pela vida das mulheres na segunda-feira, dia 13 de novembro, 17h, na Cinelândia, Rio de Janeiro: https://www.facebook.com/events/163365470945396/ ▶️ O direito ao aborto legal em casos de gravidez por estupro ou risco de morte para a mãe são direitos permitidos desde 1940 pelo Código Penal Brasileiro. ????‍♀ Querem que a mulher que engravide de um estuprador não tenha direito ao aborto. E pior: seja presa por interromper a gravidez ou morra em um aborto clandestino. ❌Estão nos obrigando a viver uma segunda violência! É pela vida das mulheres! Nenhum direito à menos! ????TODAS pra rua no dia 13 de novembro às 17h na Cinelândia!

Uma publicação compartilhada por bruna linzmeyer (@brunalinzmeyer) em

  • Leia mais: