Famosos repudiam Bertolucci por cena de estupro em filme

Atores e atrizes de Hollywood repudiaram Bernardo Bertolucci após vir à tona uma entrevista na qual o diretor admite que a atriz Maria Schneider não tinha conhecimento sobre a cena de estupro no filme “O Último Tango em Paris”, de 1972. Na época a atriz francesa tinha apenas 19 anos; Marlon Brando, 48.

Diante da polêmica, muitas celebridades, como Chris EvansJessica Chastain e Evan Rachel Wood, se mostraram indignadas com a declaração e escreveram comentários de revolta nas redes sociais.

As celebridades repudiaram a atitude do diretor Bertolucci e de Marlon Brando

“A todas as pessoas que adoram este filme: vocês estão vendo uma jovem de 19 anos ser violentada por um homem de 48. O realizador planejou o ataque. Me sinto enojada”, escreveu Chastain. “Isto é doloroso e parte o coração. Os dois [Marlon Brando e Bertolucci] são pessoas muito doentes para pensar que aquilo era ok”, afirmou Wood.

Já o ator de “Capitão América”, Chris Evans, também se manifestou: “Nunca mais verei esse filme, Bertolucci ou Brando como antes. Ultrapassa o asqueroso. Sinto raiva”.

Entenda o caso

O diretor Bernardo Bertolucci admitiu não ter avisado a atriz Maria Schneider sobre cena de estupro no filme “O Último Tango em Paris”. O italiano planejou a cena com o ator Marlon Brando e, segundo ele, o intuito era filmar a reação da Maria, e não de sua personagem.

A polêmica começou quando uma ONG resgatou um vídeo de 2013 em que o Bertolucci conta em detalhes o que aconteceu. “Me comportei de uma maneira horrível com Maria, porque não disse a ela o que iria acontecer”, confessa no vídeo. Ele diz se sentir horrível, mas que não se arrepende.

Em 2007, Maria disse em entrevista ao jornal inglês Daily Mail que se sentiu humilhada por Marlon e Bertolucci e que o ator não a consolou ou pediu desculpas depois de filmar a famosa cena da manteiga. Maria Schneider morreu em 2011, aos 58 anos, depois de uma longa luta contra o câncer.

Veja a entrevista com Bertolucci: