Foto de bebê morto é divulgada para pressionar autoridades europeias


“Comecei a cantarolar para me confortar e para expressar de alguma maneira esse momento incompreensível, de cortar o coração.”

A organização humanitária alemã Se-Watch está distribuindo uma foto de um bebê morto aos braços de um de seus socorristas com o objetivo de chamar atenção e pressionar as autoridades europeias a garantirem a passagem segura para migrantes no Mediterrâneo.

Nenhuma informação sobre a criança foi encontrada até o momento. Segundo notícias da Reuters, o socorrista fotografado com o bebê, que se identificou como Martin, mas não quis que seu sobrenome fosse publicado, disse ter visto o bebê na água como um boneco.

“Peguei o bebê pelo antebraço e puxei seu corpinho para os meus braços na mesma hora para protegê-lo… os braços dele, com aqueles dedinhos, balançaram no ar, o sol bateu nos seus olhos, brilhantes, acolhedores, mas sem vida”, disse.

Pelo menos 700 imigrantes podem ter morrido no mar na última semana, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) no domingo. O barco que levava o bebê partiu de praias próximas de Sabratha, na Líbia, no final da quinta-feira.