Funcionária é chamada de ‘Escrava Isaura’ e pede demissão

Por: Keila Baraçal

Rosilene Medeiros tem 30 anos e é ex-atendente de uma unidade do Subway localizado em Madureira, no Rio de Janeiro. Recentemente ela pediu demissão do emprego, depois de sofrer com comentários racistas de sua gerente.

 

A chefe de Rosilene compartilhou no Facebook uma foto da funcionária limpando o balcão do local com a seguinte legenda: “Protagonista da novela escravasaura (sic)”.

 

Chateada com a descrição, Rosilene questionou o dono do estabelecimento sobre um posicionamento em relação à atitude da gerente da unidade. Para o espanto da funcionária, ele defendeu a gerente e disse que ela não a ofendeu, apenas fez um elogio, comparando-a com uma atriz de novela.

Aborrecida com o fato, ela pediu demissão, recebeu R$ 80 de rescisão (estava em período de experiência) e registrou boletim de ocorrência.

Em nota enviada para a imprensa no dia 25 de julho, a Subway explica:

“A SUBWAY repudia qualquer ato de discriminação e preconceito nos restaurantes da marca no Brasil e no mundo. A rede afirma que vai reforçar o treinamento dos funcionários para evitar que fatos como este se repitam e lembra que sua equipe é orientada para agir de forma ética, cordial e respeitosa. A rede aguarda o resultado da investigação policial junto a unidade franqueada, está colaborando com os órgãos públicos na solução do caso e adotará as medidas cabíveis para que problemas como este não voltem a ocorrer”.