Gari vira modelo e faz ensaio fotográfico para pagar faculdade de biologia

Com o sonho de se tornar bióloga, gari do litoral paulista se projeta para o mundo da moda com página no Facebook

Se tornar bióloga é o grande sonho de Ana Paula Cassia, 36 anos, que trabalha como gari pelas ruas da orla de Praia Grande, litoral de São Paulo. Para tornar realidade, ela viu na fotografia uma chance de entrar na faculdade e transformar sua vida. Como modelo de um ensaio fotográfico, deu os primeiros passos para correr atrás dos estudos.

Criada por uma família adotiva em São Paulo, Ana Paula virou gari quando foi morar na Baixada Santista. Primeiro, temporariamente, em uma temporada de verão, até passar em um concurso público e ser contratada oficialmente. Das colegas de trabalho ouviu, pela primeira vez, que poderia ser modelo de sucesso, entre sessões descontraídas nas ruas da cidade.

“Margarida do Asfalto” busca apoio para dar vida ao sonho de Ana Paula: ser bióloga. Crédito: Márcia Mendes

Das brincadeiras para a vida real, Ana Paula decidiu procurar um profissional para a sessão de fotos. Assim, conheceu Márcia Mendes, da cidade vizinha, Santos. Neste dia, a fotógrafa apelidou Ana Paula de ‘Margarida do Asfalto’ e, sem saber, deu vida ao projeto que buscaria financiamento para os sonhos da modelo que ali surgia.

Com a criação da página, a ideia não era apenas realçar a beleza da gari, mas também promovê-la para o mercado da moda. Assim, o projeto busca encontrar pessoas que possam investir na carreira da modelo iniciante.

Após o sucesso do ensaio, Ana Paula continua realizando a limpeza das ruas da orla da praia, em meio aos obstáculos proporcionados pela vida. Recentemente, ela foi obrigada a adiar o sonho da faculdade para dedicar seus esforços à mãe, que passará por uma cirurgia para corrigir um problema no quadril. Enquanto isso, Ana Paula não deixa de sonhar.

Créditos: Márcia Mendes