Governo russo classifica transexuais e transgêneros como “doentes mentais” e os proíbe de dirigir

Seguindo o mesmo caminho da Lei de 2013 que tornou ilegal a promoção de “estilos de vida não tradicionais” na Rússia, transexuais e transgêneros foram classificados como portadores de “transtornos mentais”. Essa classificação acarreta na proibição de algumas atividades civis, dentre elas, o direito de dirigir.

Em 2013, o governo russo proibiu a propaganda de “estilos de vida não tradicionais” e desencadeou uma caçada violenta aos homossexuais do país.
Créditos: Photograph: ZUMA / Rex Features
Em 2013, o governo russo proibiu a propaganda de “estilos de vida não tradicionais” e desencadeou uma caçada violenta aos homossexuais do país.

Nessa nova lista de “transtornos mentais” também foram incluídas coisas como fetichismo, exibicionismo, voyeurismo, vício em jogo e cleptomania, que ao contrário da transexualidade, não são visíveis no convívio em sociedade.

O governo Russo alega que apenas que está deixando mais rigoroso o controle médico para os motoristas porque há muitos acidentes rodoviários no país, no entanto a Associação Russa de Psiquiatria e a Associação dos Advogados Russos pelos Direitos Humanos consideram essa medida discriminatória e perigosa, pois isso pode inibir pessoas de procurar ajuda psiquiátrica, temendo uma proibição de condução, o que causaria um problema de saúde pública.

Outros países também se manifestaram com relação a essa nova definição, acusando o governo russo de assédio moral aos homossexuais.

via O Globo