Há 19 meses, ninguém morre atropelado na marginal Tietê

Relatório da CET revela que, no mesmo período, na marginal Pinheiros, o número de óbitos por atropelamentos caiu 67%

De agosto do ano passado a outubro deste ano, não há nenhum registro de morte por atropelamento na marginal Tietê, segundo dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) revelados pela “Folha de S.Paulo”.

Marginal Tietê completou 19 meses sem mortes por atropelamento

É uma mudança significativa: no período de maio de 2014 a julho de 2015, foram 18 atropelamentos com mortes na via. No mesmo período, o número de óbitos por atropelamentos caiu 67% na marginal Pinheiros, na comparação com os 15 meses anteriores.

Desde julho do ano passado, a gestão de Fernando Haddad reduziu os limites de velocidade das marginais Tietê e Pinheiros, medida elogiada por especialistas em segurança no trânsito e que foi um dos temas que dominou o debate durante a campanha eleitoral deste ano.

O prefeito eleito de São Paulo, João Doria, foi um dos que criticou a redução. Sua equipe confirmou nesta terça-veira, dia 20, que irá aumentar os limites de velocidade para 70 km/h na pista central, 90 km/h na expressa e 60 km/h na local (com uma faixa mantida a 50 km/h).

A partir de 2 de janeiro, terá início uma fase de transição, com painéis eletrônicos e faixas informativas e, em 25 de janeiro, passam a valer as novas velocidades.

Contrária ao aumento dos limites, a Ciclocidade, que inclui organizações que defendem a mobilidade por bicicleta e a pé, entregou um dossiê ao Ministério Público do Estado de São Paulo na segunda-feira, dia 19, com estudos, documentos técnicos e artigos que embasam a manutenção das baixas velocidades.

“As entidades aqui presentes consideram que a política pública de aumento de velocidades nas marginais, a ser implementada pelo prefeito eleito João Doria, é ilegal”, afirmou a advogada Juliana Maggi Lima, representante da Ciclocidade.