Getty Images

Créditos: Getty Images

Estoques do hospital estão em níveis baixos

O Hospital São Paulo, da Unifesp, está requisitando doações de sangue à população antes do Carnaval. Segundo a coordenação do hospital, os estoques estão em níveis baixos para todos os tipos sanguíneos, em especial os RH negativo.

O posto de coleta do Hemocentro do Hospital São Paulo mudou para a Rua Dr. Diogo de Faria, 824 – esquina com a Rua dos Otonis. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta, das 8h às 17h30, e aos sábados, das 8h às 13h. Mais informações pelo telefone (11) 5576-4240.

Condições para doar:

- Trazer um documento oficial de identidade com foto (RG, carteira profissional, certificado de reservista ou habilitação)
- Ter de 18 a 67 anos (menores de 18 anos podem doar, mas necessitam de autorização do responsável legal, conforme o modelo disponível no Hemocentro)
- Pesar mais de 50 quilos
- Ter dormido por pelo menos 6 horas
- Não estar em jejum, evitando a ingestão de alimentos gordurosos três horas antes da doação
- Não ter consumido bebida alcoólica nas últimas 12 horas
- Se mulher, não estar grávida ou amamentando; não estar no pós-parto (normal: 90 dias e cesária: 180 dias) ou ter sofrido aborto nos últimos três meses
- Não estar com febre, gripe ou resfriado
- Não ter antecendentes de Hepatite viral após 10 anos de idade ou malária
- Não ter alteração clínica ou laboratorial para Hepatites B e C, AIDS, HTLV ou Doença de Chagas
- Não ter se exposto a situações de risco para doenças transmissíveis pelo sangue como: ter diversos parceiros sexuais, usar drogas ilícitas e ter relações sexuais com parceiros não habituais sem o uso de preservativo
- Aguardar um ano após uma transfusão de sangue, a realização de tatuagem ou colocação de piercing (pessoas com piercing na cavidade oral e genital não podem doar sangue devido ao risco permanente de infecção. Nestes casos, somente poderão candidatar-se 12 meses após a retirada dos mesmos).