Imagine um pequeno município brasileiro com 15 escolas que se deparam normalmente com um problema comum: o sistema de logística – seja para controlar a merenda escolar, seja para planejar a distribuição de alimentos perecíveis e não perecíveis aos alunos.

A criação de um aplicativo específico poderia ajudar no controle e no compartilhamento das informações e fazer com que gestores públicos, por exemplo, otimizem o uso de seus recursos. Essa é uma das possíveis soluções que podem ser projetadas e desenvolvidas no Centro InovaCidades, espaço lançado ontem pelo Centro Universitário Senac em parceira com a IBM, onde estudantes vão planejar e desenvolver ferramentas inovadoras que ajudem a gerenciar os sistemas públicos brasileiros.

Instalada dentro da instituição de ensino, a ideia da iniciativa é unir acadêmicos, professores e alunos do Senac para que desenhem projetos que possam melhorar a vida nas cidades a partir do auxílio da tecnologia disponibilizada pela IBM, que oferece infraestrutura de servidores e sistemas baseados nos conceitos de cloud computing (computação em nuvem).

Para ler mais informações, clique aqui.