Interessados em arte são mais responsáveis socialmente

Texto de Patrícia Gomes, do Porvir

Por: Redação
‘La Gioconda’, de Da Vinci

Se você canta, dança, desenha ou atua – e mais ainda, se assiste aos outros fazerem isso – provavelmente você tem uma veia altruísta, de acordo com estudo da UIC (Universidade de Illinois em Chicago) divulgado em agosto.

Os pesquisadores constataram que pessoas com interesse em artes contribuem mais para a sociedade do que as com pouco ou nenhum interesse. Os especialistas analisaram a exposição dos entrevistados à arte, a partir da frequência com que visitavam museus, teatros, espetáculos de dança, música e ópera e de seus hábitos de promoverem performances de arte.

“Mesmo quando observadas idade, raça e educação, nós descobrimos que participação em artes, especialmente quando o entrevistado fazia parte do público, era o mais forte indício de engajamento cívico, tolerância e altruísmo”, disse Kelly LeRoux, professora de administração pública na UIC e responsável pelo estudo.

A descoberta coloca em dúvida as conclusões de pesquisas anteriores, nas quais entrevistados pertencentes à geração X – pessoas nascidas até o início da década de 80 – costumavam ser civicamente mais engajadas do que pessoas mais velhas.

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui

Por Redação