Justiça autoriza Doria a internar usuários de droga à força

Créditos: Rovena Rosa/Agência Brasil
Justiça autoriza que dependentes químicos sejam internados à força

A Justiça acatou, nesta sexta-feira, 26, em decisão liminar (provisória) o pedido feito pela gestão João Doria (PSDB) para internar dependentes químicos à força. O pedido foi feito quarta-feira, dia 24. As informações são da Folha.

A decisão da Justiça dá poder para a prefeitura internar um viciado em drogas contra a sua vontade, desde que ele passe por uma equipe de médicos e psicólogos. Até então, era necessária aprovação da Justiça para cada caso. A gestão Doria também poderá retirar usuários da cracolândia e mandá-los para avaliação médica contra sua vontade.

A decisão favorável contraria parecer do Ministério Público e da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, que entraram com pedidos na Justiça contra a solicitação do prefeito. O Ministério Público vai recorrer da decisão.

O professor de direito constitucional da Fundação Getulio Vargas, Roberto Dias, disse à Folha que a internação compulsória é uma prisão disfarçada de tratamento clínico. “A pessoa só pode ser presa se cometer um crime. O usuário de drogas não é criminoso e está causando um mal só para si mesmo”, explica.

Ainda segundo o jornal, a gestão Doria teria utilizado trecho de entrevistas com especialistas e médicos no pedido de internação sem a autorização dos mesmos.

Leia matéria completa

  • Leia mais: