MAM recebe apoio de museus e artistas após acusações de pedofilia

O Museu de Arte Moderna de São Paulo recebeu o apoio de outros museus e também de artistas

Performance no MAM

Após acusações de pedofilia, o Museu de Arte Moderna de São Paulo recebeu o apoio de outros museus e também de artistas.

No último dia 28, uma performance do artista Wagner Schwartz recebeu ataques. No trabalho, ele está nu e, em uma imagem que foi divulgada nas redes sociais, uma criança aparece interagindo com ele.

O MAM já esclareceu o caso:

NOTA DE ESCLARECIMENTOO Museu Arte de Moderna de São Paulo informa que a performance 'La Bête', que está sendo…

Posted by MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo on Thursday, September 28, 2017

Nesta semana, outros museus, como o MASP e o Museu de Arte do Rio, além de artistas com Adriana Varejão e Maria Ribeiro demonstraram o seu apoio ao MAM-SP.

“Tantas questões seríssimas envolvendo a infancia no Brasil, tanta criança explorada sexualmente, sem escola, abusada por pais e negligenciadas pelo Estado, e uma performance onde o corpo nao tem um apelo erotico, e, sim, de arte, vira essa polemica enorme…”, escreveu Maria Ribeiro no Instagram.

Veja algumas das manifestações de apoio recebidas pelo MAM:

View this post on Instagram

#Repost @mamoficial ・・・ #SomostodosMAM #Repost @masp_oficial (@get_repost) ・・・ O Museu de Arte de São Paulo, MASP, um museu diverso, inclusivo e plural, manifesta seu total apoio e solidariedade ao Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAM, e à curadoria da exposição 35º Panorama de Arte Brasileira, sobretudo diante das reações violentas ao trabalho do artista Wagner Schwartz. O MASP preza a liberdade de expressão artística e rejeita qualquer tipo de censura. Repudiamos, ainda, o crescimento de ataques verbais e mesmo ameaças físicas a artistas, curadores e instituições de arte. Lamentamos profundamente a escalada repressiva que atingiu recentemente algumas exposições e trabalhos de arte, sem que haja um debate verdadeiramente amplo, ponderado e aberto, em torno de ideias e do exercício da arte. Observadas as leis e a regulamentação pertinente, entendemos que trabalhos de arte e manifestações artísticas, mesmo que polêmicas, não devam ser objetos de repressão e censura. O verdadeiro exercício democrático se faz a partir do convívio com as diferenças, e só pode ser realizado com base no diálogo. #somostodosmam

A post shared by Adriana Varejao (@adrianavarejao) on

  • Leia mais: