ana paula hirama

Créditos: ana paula hirama

A cidade é grande e precisa da ajuda de todos para funcionar melhor. No Minha Sampa, qualquer pessoa pode começar uma mobilização, disponibilizar tempo e talento para apoiar uma mobilização iniciada por outros, colaborar com outros membros para desenvolver soluções urbanas, se cadastrar para vigiar espaços públicos e fazer uma doação, entre outras coisas.

Uma iniciativa de participação popular tem funcionado muito bem no Rio de Janeiro. E agora começa a se espalhar pelo Brasil. Foi lançada nesta semana a plataforma digital “Minha Sampa”, que faz parte do projeto “Minhas Cidades”, iniciado pelo carioca “Meu Rio”.

Nascido em outubro de 2011, o Meu Rio constitui uma rede de mobilizações e estratégias para que cariocas possam influenciar nas tomadas de decisão da cidade. O movimento conta com mais de 130 mil pessoas para debater participação, transporte, segurança e formulação de políticas públicas.

Depois de ganhar R$ 1 milhão no Desafio de Impacto Social promovido pelo Google Brasil, o Meu Rio começou a expandir. A versão paulista é a primeira tentativa de levar essa experiência para outras cidades.

A plataforma “Minha Cidades” quer chegar em outras 20 cidades brasileiras e em dez espalhadas pelo mundo nos próximos 5 anos.

Via Portal Aprendiz.