Movimento wifi livre ganha as ruas do Brasil

Por: Keila Baraçal

Vai ter copa e vai ter wifi em grande parte da cidade. Pelo menos é o que promete o movimento #vaiterwifilivre. O projeto nasceu a partir de um estudo que garante que se os usuários de internet domésticos liberassem suas redes, haveria wifi disponível em qualquer lugar das grandes cidades do país.

A ação convida o usuário a liberar a internet do seu celular ou modem residencial, durante a copa do mundo. O objetivo é provar que a maior rede do mundo é o povo e que ele unido é capaz de mudar uma realidade, um país ou o mundo. “É um contra-ponto em relação ao atraso das obras, porque se muito não ficou pronto, nós, como povo, estamos prontos para mudar” diz Rodrigo Marinheiro, um dos criadores do projeto.

Para participar, o movimento pede que o usuário libere a sua rede wifi e troque o nome da mesma para #vaiterwifilivre. Em alguns celulares, é preciso disponibilizar uma senha e a sugestão é usar a palavra “livre”. “O legal desse projeto é que mais do que uma ação é um serviço. Você libera o seu wifi, mas também usa o wifi de alguém”, diz Marcel Ares, um dos apoiadores da campanha.

O movimento #vaiterwifilivre chega com cara de manifestação, invadindo todas as redes sociais e contando com apoiadores como a VML BRASIL, agência digital do grupo Newcomm e o Catraca Livre. Ao curtir a página no Facebook, os engajados se comprometem a mostrar, através de atitude, que é tempo de mudança.