Mulheres norte-americanas saem às ruas em marcha contra Trump

Muitas artistas estão confirmadas na passeata, como as cantoras Madonna, Katy Perry e Cher

As mulheres norte-americanas vão fazer uma marcha em oposição a Donald Trump no próximo sábado, dia 21 de janeiro. O protesto acontece um dia após a posse do novo presidente dos Estados Unidos.

Nas redes sociais, a “Women’s March on Washington” (“Marcha das Mulheres em Washington”) convidou as mulheres a participarem e lutarem por seus direitos, “pertençam elas à comunidade que for”.

Em entrevista ao “Washington Post”, a organizadora da marcha, Teresa Shook, disse que a ideia surgiu a partir de uma pergunta que ela fez em seu Facebook: “E se as mulheres marchassem em massa em Washington no dia da posse de Donald Trump?”. Mais de 400 mil internautas deram resposta positiva em sua página.

Together, we rise. We’ll see you this Saturday at the #WomensMarch on Washington! #WMWArt: @megandoods

Uma foto publicada por Women’s March (@womensmarch) em

“A Marcha das Mulheres em Washington enviará uma mensagem ousada ao nosso novo governo no seu primeiro dia de trabalho e ao mundo: que os direitos das mulheres são direitos humanos. Estamos juntos, reconhecendo que defender os mais marginalizados entre nós é defender a todos nós”, diz o texto do evento.

A manifestação vai sair do Lincoln Memorial, monumento próximo ao Capitólio, prédio que abriga o Congresso norte-americano, e terminará na Casa Branca. Também no dia 21, mais de 150 organizações independentes têm marchas marcadas em todos os estados do país e 20 países pelo mundo.

Muitas artistas estão confirmadas na passeata, como as cantoras Madonna, Katy Perry e Cher, além da atriz Scartlett Johansson. A marcha estima contar com mais de 100 mil mulheres.