Mulheres vão denunciar falsas agressões em duas novelas da Globo

Os casos devem acontecer nas novelas "Rock Story" e "A Força do Querer", de acordo com o colunista Mauricio Stycer

Nos últimos meses, três casos de machismo envolvendo a Rede Globo repercutiram nas redes sociais: a agressão de Marcos a Emilly no Big Brother Brasil, a denúncia da figurinista Su Tonani contra o ator José Mayer e a acusação de violência feita pela esposa do cantor Victor Chaves.

No entanto, segundo o colunista do UOL Mauricio Stycer, novelas da emissora vão exibir situações que reforçam a cultura machista na sociedade. Em “Rock Story” e “A Força do Querer”, duas personagens vão acusar falsamente seus ex-companheiros de agressão física.

Cibele (Bruna Linzmeyer), de “A Força do Querer”

Em “Rock Story”, Mariane (Ana Cecília Costa) vai inventar uma agressão por parte de Gui (Vladimir Brichta). De acordo com o colunista, a ideia de gravar um vídeo denunciando o rapaz será criada por Lázaro (João Vicente de Castro).

No caso de “A Força do Querer”, Cibele (Bruna Linzmeyer) irá à delegacia após Ruy (Fiuk) segurá-la pelo braço, dando outra dimensão ao episódio. “Me agrediu, quase quebrou meu braço, torceu meu braço, até arrebentou minha pulseira! Estou com o ombro todo doído, de quando ele me empurrou”, dirá ela.

As duas situações nas novelas ocorrem em uma época em que se discute a importância de empoderar as mulheres para que elas não se calem e denunciem seus agressores.

Por mais que falsas acusações de assédio ou violência possam ocorrer, elas são a exceção. Além disso, um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelou que apenas 10% dos estupros chegam a ser denunciados no Brasil.

Já uma sugestão legislativa que está em tramitação na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado causou polêmica entre os grupos feministas por propor a criação de uma lei para classificar como crime hediondo e inafiançável a falsa acusação de estupro.

Veja a coluna na íntegra neste link.

  • Leia mais: