Museu nos EUA retira obras de imigrantes em protesto contra Trump

O objetivo da medida é mostrar o quanto os imigrantes contribuem para a cultura norte-americana

O Davis Museum, em Massachusetts, nos Estados Unidos, fez um protesto contra o decreto polêmico de Donald Trump que proíbe a entrada de imigrantes no país. O local retirou de suas galerias, de 16 a 21 de fevereiro, todas as obras feitas ou doadas por imigrantes.

No total, a medida afetou 120 obras, o que representa 20% de todo o acervo permanente do museu. O objetivo é mostrar aos visitantes o quanto os imigrantes contribuem para a cultura norte-americana.

A medida afetou 120 obras do museu, o que representa 20% de todo o acervo permanente

Os quadros foram retirados de exibição e, os outros objetos, como esculturas, estão embaixo de um manto preto. Em todos os casos, foram coladas etiquetas com as seguintes mensagens: “feito por um imigrante” ou “doado por um imigrante”.

Neste mês, o MoMA, em Nova York, também fez um protesto contra o decreto do presidente dos EUA, dedicando toda uma ala da instituição a artistas de origem nos países afetados pela política de Trump.

  • Após a polêmica envolvendo a política migratória do presidente norte-americano Donald Trump, um restaurante em Nova York está usando os recibos de conta em protesto contra a medida. Leia aqui.