Novo presidente da Câmara, Waldir Maranhão, é investigado pela Lava Jato

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), perdeu o cargo na noite da última quarta-feira, dia 4, por meio de uma liminar concedida pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Agora, quem assume o comando da Câmara é o vice-presidente da Casa, o deputado Waldir Maranhão (PP-MA) – outro investigado na Lava Jato (confira sua ficha na Câmara dos Deputados aqui).

Mas quem é Waldir Maranhão?

Waldir Maranhão é médico veterinário e está em seu terceiro mandato como deputado federal.

Na investigação da Lava Jato, Maranhão foi citado por Alberto Youssef como um dos deputados do PP beneficiados por propinas de contratos da Petrobras. O parlamentar ainda é citado em inquéritos que apuram crime de lavagem de dinheiro no esquema investigado pela Operação Miqueias da Polícia Federal.

O deputado Waldir Maranhão

Aliado de Cunha, o deputado anulou em fevereiro a decisão do Conselho de Ética de investigar Cunha ao acolher um recurso apresentado pelo deputado Carlos Marun, do PMDB. Desta forma, o processo voltou praticamente ao início.

Na votação do prosseguimento do processo de impeachment de Dilma Rousseff na Câmara, Maranhão mudou de voto em cima da hora e se posicionou contra o impedimento. O voto contrariou a orientação nacional do PP. Devido a sua atitude, o deputado foi destituído da presidência do diretório estadual do partido no Maranhão.

Se Cunha acabar afastado definitivamente do cargo, o artigo 8º, parágrafo 2º do Regimento Interno da Casa determina que Maranhão precisa convocar novas eleições para a escolha de um novo presidente da Câmara.

Com informações da EBC e da revista Brasileiros.