O futuro da sua cidade pode ser mais verde do que você pensa

Um projeto em Nova York está pensando o que significaria se a cidade de 8 milhões de habitantes fosse totalmente autossuficiente, desde a comida que consome até o combustível que queima – e como isso pode influenciar o mundo

Nos últimos seis anos, a Terreform, uma empresa de pesquisas, tem calculado e projetado como Nova York seria se tudo que seus moradores consumissem fosse cultivado dentro dos limites da cidade. O resultado foi absurdo – os gastos com energia seriam enormes –, mas a pesquisa pode acabar ajudando áreas urbanas a tomarem opções mais sustentáveis.

Os pesquisadores também analisaram, por exemplo, se todos os alimentos fossem cultivados dentro do Estado de Nova York. O resultado, dessa vez, foi o projeto New York (Steady) State (ou Estado (Estável) de Nova York, em tradução livre). Em suma, ele pensa como a cidade pode ser totalmente autossuficiente, da energia até o lixo.

O objetivo é olhar para os impactos específicos e diretos de uma área restrita e pensar em soluções a partir deles. O projeto inclui tudo, como um arranha-céu dedicado à produção de carne (embora o plano encoraje o veganismo), hortas colaborativas regionais em cima dos telhados e ruas que transformam metade das faixas e vagas de carro em jardins e espaços para serviços públicos.

A intenção da Terreform é terminar a pesquisa e criar um tipo de enciclopédia de tecnologias e metodologias de autossuficiência urbana, que poderá ser usada para o planejamento de várias cidades ao redor do mundo. De acordo com sua visão, a autonomia local pode substituir o conceito geral de “pegada” global e contribuir para decisões mais eficazes de sustentabilidade.

Via Fast Company.