Pai antes dos 25, e agora? ‘Papai Jovem’ discute gravidez não planejada na juventude

Calma, gravidez não planejada acontece! Guilherme Fuoco descobriu que ia ser pai aos 19, e criou o 'Papai Jovem' para discutir as dores e as delícias de viver a paternidade na juventude

“Tem 20 e poucos anos e vai ser pai? Calma, primeiramente, calma!”. Com essa abordagem, o jornalista Guilherme Fuoco estreou em março de 2012 o “Papai Jovem“, site com dicas para homens que descobrem que serão pais antes dos 25.

Fuoco tinha 19 anos quando sua namorada, com quem teve um relacionamento que durou seis anos, engravidou. “Foi um baque gigantesco, eu ganhava R$ 100 por mês”, conta em entrevista ao Catraca Livre. Na época, ele era professor de inglês e frequentava as aulas do curso de jornalismo.

Em janeiro de 2009 nasceu sua filha, Laura. “Quando descobri que ia ser pai, fui atrás de informações na internet e não encontrei absolutamente nada”, diz. Por isso, três anos após o nascimento da criança, ele decidiu criar o site para compartilhar seus desafios e experiências com outros homens que são e serão pais na juventude.

Fuoco e sua filha, Laura

“Os pais jovens às vezes têm vergonha de contar e dividir a novidade com os amigos e com a família. Acham que a notícia vai ser motivo de condenação e não de comemoração”, explica ele, que agora tem 25 anos e justifica seu crescimento pessoal e profissional pelo fato de ter se tornado pai. “Hoje tudo o que tenho foi porque aceitei a paternidade”.

Em um formato descontraído e bem-humorado, a página traz textos sobre ser pai solteiro, as responsabilidades, os preparativos dos meses que antecedem o nascimento da criança, a alfabetização, os rolês com os amigos, e claro, o dia a dia de Fuoco com sua filha.

‘A paternidade é um presente e não um peso pra sua vida’, diz o jornalista

De 2012 para cá, a página conquistou papais da faixa de 16 a 25 anos de vários lugares do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pernambuco. Depois de troca de e-mails e mensagens via redes sociais pedindo conselhos, alguns internautas viraram amigos de Fuoco e ele até chegou a receber convite para participar do batizado do filho de um de seus leitores.

Após tantas histórias serem divulgadas na internet, Fuoco decidiu reviver suas experiências e contá-las no livro “Papai Jovem – Não suma. Assuma!“. Com textos inéditos, a publicação fala sobre o que um rapaz precisa saber para encarar a paternidade e lidar com a tensão de uma gravidez não planejada na juventude.

“Baseado em tudo que vivi, escrevo sobre como lidar com a família – a sua e a dela –, a falta de grana, a hora do parto, a escolha do nome, planos para futuro e o que passa na cabeça de um homem nesse momento”, conta.

Para atingir um público maior, Fuoco criou uma vaquinha online e todo dinheiro arrecadado na campanha será usado para a impressão de mil exemplares que serão colocados à venda nas livrarias. O prefácio do livro é escrito pelo jornalista Milton Leite, que foi pai aos 19 anos.

Saiba mais sobre o projeto no vídeo abaixo: