Palestra de Drauzio Varella sobre gênero em escola gera polêmica

As informações são do 'Estadão'

O médico Drauzio Varella foi convidado para ministrar uma palestra sobre gênero e sexualidade no Colégio São Luís, uma tradicional escola católica de São Paulo, mas o evento foi alvo de críticas vinda de onda conservadora de internautas que tiveram ciência do acontecimento por meio de uma publicação da página do colégio no Facebook nesta segunda-feira, 18. As informações são do “Estadão“.

Segundo a reportagem, os internautas chegaram até a organizar um abaixo-assinado online contra o evento que deve acontecer no sábado, 30 de setembro, e faz parte de uma série de palestras para os pais dos estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio sobre temas como bullying, drogas e internet. A instituição existe há 150 anos e tem mais de 2,5 mil estudantes.

O Colégio São Luís convida os pais e/ou responsáveis (6º ano à 3ª série EM) para mais um Bate-papo Humanístico, com a…

Posted by Colégio São Luís Jesuítas on Monday, September 18, 2017

Depois que o colégio postou sobre o evento, alguns internautas acusaram a instituição de promover ideologia de gênero, mas eram poucos. A grande maioria dos comentários são de pessoas parabenizando a iniciativa. O reitor da escola, o padre Carlos Alberto Contieri, chegou a enviar uma carta aos pais como forma de prestar esclarecimentos, porém, reforçando que a atividade seria mantida.

No site do O Fiel Católico, ligado à Fraternidade Laical São Próspero, havia um texto fazendo a mesma acusação apontada pelos internautas, além de criticar Varella, e ainda foram além: pediram que os católicos enviassem um e-mail para a Arquidiocese de São Paulo pedindo o cancelamento do evento.

Eles também criaram uma petição online à Rede Jesuíta de Educação e à Comissão de Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) afirmando que a palestra vai “promover a agenda de gênero”.

A carta que o reitor do colégio elaborou dizia que a palestra não tem intenção de tratar ideologia de gênero, além de criticar os internautas que atacaram a instituição. “Todos sabemos que os humanos são uma espécie que se divide apenas em dois gêneros, por razões genéticas. Portanto, a palestra não tratará de ideologia de gênero, apenas de questões que afetam a vida humana, especialmente os jovens, relacionadas à sexualidade”.

Leia a reportagem na íntegra.

  • Veja também: