Paraíba terá primeiros campus de universidade em penitenciária

A Penitenciária Regional Raymundo Asfora (Serrotão), em Campina Grande, Paraíba, será a primeira do Brasil a ter um campus universitário em suas dependência, na qual os presos poderão estudar.

Projeto do campus

O campus da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) será inaugurado no dia 20, mas as aulas vão começar em 2014.

Dos 769 detentos, apenas 13 tem ensino médio completo. Os presos estão estudando via supletivo para poder prestar o Enem e entrar na universidade. Para suprir as 80 vagas que a universidade disponibilizará, será feita pesquisa para saber os cursos de interesse dos presos. A proposta inicial é realizar cursos preparatórios e profissionalizantes.

O campus

Com oito salas, auditório e escritório modelo para estagiários de direito, o campus ficará longe das celas, em prédio separado.

Ainda não foi definido se os dias de estudos contarão para a redução da pena, como acontece com dias trabalhados. A medida é discutida entre a Secretaria de Administração Penitenciária e o Tribunal de Justiça.

O objetivo, segundo a UEPB, é a reabilitação e o convívio com a sociedade do detento. Também será realizado o curso “Gestão penitenciária e Direitos Humanos”, para os agentes que trabalham na instituição.

Com informações da Folha.