Pesquisa registra 3.701 casamentos homoafetivos no Brasil: a maioria entre mulheres

Esta foi a primeira pesquisa do gênero realizada no país

Uma pesquisa sobre casamentos de pessoas do mesmo sexo revela que 3.701 homens e mulheres oficializaram seus relacionamentos em 2013. O estudo representa 0,35% de todos os casamentos registrados no país naquele ano.

De acordo com os números apresentados, 52% das uniões correspondem à união entre mulheres, enquanto 48% homens. O estudo foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira.

A pesquisa pode ser considerada um marco na luta pelos direitos LGBT, já que só foi possível graças à resolução nº175 do Conselho Nacional de Justiça aprovada em maio de 2013. Desde então, os cartórios estão impedidos de se recusarem a converter uniões entre pessoas do mesmo sexo.

Juntando os trapos

Além dos pares divulgados pela pesquisa, os dados do Censo Demográfico 2010 mostram que aproximadamente 60 mil casais do mesmo sexo dividiam um teto no Brasil

Ainda de acordo com o IBGE, a idade média dos casais masculinos foi de 37 anos e para as mulheres 35. Alguns anos a mais que cônjuges heterossexuais – 30 para homens e 27 mulheres.

Sobre o viés geográfico das uniões, a pesquisa indicou que o Sudeste ficou com 65,1% desses casamentos, seguido pelas regiões Sul (14,2%), Nordeste (13,4%), Centro-Oeste (5,8%) e Norte (1,5%).

Entre as cidades, São Paulo registra o maior número de casamentos civis entre pessoas do mesmo sexo do país: 54,4% formados por mulheres e 50,5% por homens.

Casais homoafetivos lançam campanha natalina nas redes sociais

Em clima de solidariedade natalina, os organizadores da Campanha Nacional de Apoio ao Casamento Igualitário lançaram nas redes sociais a hashtag #NossaFamiliaExiste. A ação é uma resposta à aprovação do projeto de lei Estatuto da Família (PL 6583/13), que define o conceito de família formados apenas por pai, mãe e filhos, eliminando outras possibilidades de união.

A ideia é convocar as famílias homoafetivas a divulgar fotos que mostrem os preparativos para o tradicional 25 de dezembro.

Confira alguns exemplos: