Ponto de ônibus vira sala de estar para quem espera por transporte

Por: Keila Baraçal

A cidade é para ser desfrutada por todo mundo. Mas também é para ser cuidada por todos. Com esse pensamento, Ahmed Atia Mahmoud El Dash transformou a vida de pelo menos algumas pessoas em Campinas, interior de São Paulo.

Professor aposentado do departamento de Engenharia de Alimentos da Unicamp, ele decidiu reformar, por conta própria, um ponto de ônibus localizado na esquina da avenida Luiz de Tella com a rua Desembargador Antão de Moraes, na Cidade Universitária, distrito de Barão Geraldo.

Desde o ano passado, quem aguarda por ônibus pode desfrutar de uma “sala de estar”. Descontente com a má preservação do local, o professor reformou a calçada onde fica o ponto, cobriu o local com grama e flores, além de ter instalado uma pia, copos, água potável e um revisteiro para tornar a espera mais agradável para a população.

No local, Ahmed El Dash ainda afixou a seguinte placa: “O Brasil é um presente para todos nós, sem igual na face da Terra. Vamos cuidar bem dele”. O pedido do professor tem sido atendido, e ele até se surpreende com a nova postura das pessoas, que têm mantido o ponto preservado.

A nova estrutura conta ainda com um mural que exibe as linhas que passam por ali. O quadro também serve para que pessoas possam deixar recados, e é o que tem acontecido, com muitas palavras de incentivo e de agradecimento pela atitude generosa de Ahmed. O professor, habituado a ensinar na universidade, deixou uma bela lição fora da sala de aula.