Portugueses disparam ofensas racistas contra brasileiros na web

‘Guerra memeal’ da Copa tomou proporções inesperadas nas redes sociais

Canarinho Pistola e Shawn Mendes
Créditos: Reprodução/Twitter e Instagram
Canarinho Pistola e Shawn Mendes

Os internautas brasileiros e portugueses iniciaram uma guerra por meio das redes sociais, que já dura quase dois dias. A rixa, que teve início por causa de um tuíte do cantor Shawn Mendes em favor da seleção de Portugal, tomou proporções polêmicas e uma série de ofensas e ataques de racismo foram disseminados no Twitter.

Filho de um português com uma britânica, Shawn Mendes demonstrou apoio à seleção de Portugal na Copa do Mundo da Rússia alterando parte da sua canção “In My Blood” por alguns versos em português.

Contudo, os fãs brasileiros não deixaram a homenagem passar batido e foram tirar satisfação com o cantor. Não demorou muito para que os portugueses saíssem em defesa de Shawn e acusassem os brasileiros de inveja. Foi aí que a coisa ficou ‘feia’! Os ‘canarinhos’, então, questionaram quantas Copas do Mundo os rivais já ganharam.

Embora as provocações parecessem minimamente ‘amistosas’, alguns internautas foram além da rixa musical e esportiva e iniciaram uma guerra envolvendo a época da colonização do Brasil, dizendo que os índios não teriam condições de se firmar como país se não fosse a chegada dos portugueses.

“[…] E depois ‘roubaram o nosso outro’. Não , não roubamos. Nós aproveitamos os recursos que vocês tinham na vossa terra e não o sabiam utilizar porque eram simples tribos muito menos desenvolvidas que o povo português”, disparou um seguidor português.

“Já vi muitas vezes: ‘preferíamos ter sido colonizados pelos ingleses’ ou algo do gênero Se vos custa tanto o que os nossos colonizadores fizeram, nem queiram imaginar como teria sido se fossem os ingleses [risos]”, completou o usuário do microblog.

Outro internauta não só concordou com a opinião do rapaz, como também acrescentou uma frase racista contra os brasileiros: “Colonizávamos, sim, e o primeiro neguinho ou neguinha que começar a levantar a voz, vá já para o tronco!”.

Uma brasileira, por sua vez, fez um desabafo: “Colonização é um dos processos mais desumanos que existem. Se os jovens portugueses não estão sendo ensinados sobre a carnificina que eles promoveram não só no Brasil como em vários países da África, é porque tem algo de muito errado na educação portuguesa”.

Confira os detalhes de toda a repercussão abaixo:

Leia também: