Visitar uma exposição em um centro cultural da Espanha. Assistir a um espetáculo de dança no Chile. Participar de um debate sobre arte contemporânea na Colômbia. Restaurar uma obra com a participação de profissionais de diferentes localidades, simultaneamente. Produzir cinema tempo real para exibição instantânea com filmagens simultâneas em Medellín, Santiago do Chile, Barcelona, Córdoba e São Paulo. Tudo isso e muito mais, ao mesmo tempo e no mesmo local: o Centro Cultural São Paulo (CCSP), que passa a integrar uma rede iberoamericana de internet 2 (banda larga e alta velocidade).

A partir de maio de 2010, esta experiência será possível graças ao projeto Anilla Cultural, rede que será instalada em uma parceria do CCSP com o Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona (CCCB), Fundação I2Cat e a AECID - Agência Espanhola de Cooperación Internacional para el Desarrollo - (representado em São Paulo pelo Centro Cultural da Espanha), Universidade de São Paulo (USP) e demais organismos no Brasil que gerenciam a ampliação da Internet 2 para a esfera cultural, como o MinC e a RNP.

O objetivo da Anilla Cultural é criar uma rede iberoamericana de equipamentos culturais em diferentes países. Utilizando a internet de alta velocidade, estes equipamentos poderão fazer intercâmbio de conteúdos, especialidades e conhecimentos, transmitir e co-produzir espetáculos e eventos on-line e desenvolver pesquisas nas áreas culturais e artísticas bem como sobre os novos usos da internet na produção cultural.

Isso evolui bastante a difusão das ações e eventos, com a possibilidade de ultrapassar barreiras geográficas. O Centro Cultural São Paulo é a única instituição cultural brasileira convidada para esta fase do projeto.

A Anilla Cultural começa a funcionar experimentalmente no mês de maio de 2010. Outros três equipamentos serão integrados à rede no mesmo período: o Museu de Antioquia, em Medellín, Colômbia; o Museu de Arte Contemporânea da Universidade do Chile (em Santiago) e o Centro Cultural da Espanha de Córdoba (Argentina).
A iniciativa é uma ampliação da Anilla Cultural, projeto capitaneado pelo CCCB que interliga centros culturais e teatros públicos de oito cidades da Catalunha com três instituições culturais de Barcelona: o CCCB, o Gran Teatro Del Liceu de Barcelona (Teatro de La Ópera) e o Mercat de Lês Flors (Centro Nacional de las Artes Del Movimiento). Todos estes locais serão interligados com o Centro Cultural São Paulo e os outros novos parceiros latino-americanos.

Conheça alguns dos recursos que a Anilla Cultural oferecerá à cidade de São Paulo:
- Transmissão de shows, peças de teatro, conferências, debates, cursos, palestras, entre outros;
- Projetos em rede de visualização de exposições;
- Realização de festivais simultâneos;
- Disponibilização de acervos e arquivos para acesso de outras instituições;
- Nova plataforma de criação e interação para artistas e curadores;
- Possibilidade de criações conjuntas nas mais diversas linguagens;
- Intercâmbio de informações e técnicas entre artistas, curadores, restauradores e profissionais responsáveis pela conservação de acervos;