Primeiro longa de animação 3D do Brasil

Por: Catraca Livre

Durante dois anos a diretora de animação Mariana Caltabiano (Mariana Caltabiano Criações) trabalhou com a junção do cinema 3D de animação, com gravações ao vivo de cenas pelo país, para criar o longa “Brasil Animado”.

Ela percorreu algumas cidades e inseriu seus dois personagens animados em interação aos lugares, como Rio de Janeiro, Bahia (Salvador e Porto Seguro) , Paraná (Foz do Iguaçu), Santa Catarina (Florianópolis), Minas Gerais (Ouro Preto,Tiradentes e Diamantina ), Pernambuco (Porto de Galinhas e Olinda), Ceará (Fortaleza , Canoa Quebrada e Jericoacora), Rio Grande do Sul (Gramado e Caxias do Sul) , além da Amazônia , Brasília e São Paulo.

divulgação
Cena do filme Brasil Animado
Cena do filme Brasil Animado

O enredo conta a história de um empresário ganancioso e um produtor de cinema criativo e tranqüilo, Stress e Relax, que buscam uma preciosa espécie de planta, o Jequitibá. Nessa jornada eles passam pelos principais pontos do Brasil, além de encontrarem figuras do cinema, como Fernando Meirelles, e outras do esporte como Daiane dos Santos.

A história é uma continuidade da série “As aventuras de Gui e Stopa”, que é exibida no Cartoon Network, aos domingos.

Foram valorizados os movimentos das frutas do Mercado Municipal, as cores do Parque Ibirapuera e a diversidade da Avenida Paulista no desenho, enquanto a grandeza do Foz do Iguaçu é retratada de forma real.

Para conseguir o resultado final foram utilizadas duas câmeras, e um equipamento especial chamado RIG, que permite que as imagens ao vivo sejam vistas em quadro de animação no mesmo momento. “É como se fosse um jogo de espelhos, as câmeras ficam apoiadas uma de frente a outra, e cada equipamento representa um olho do espectador”, explica.

A estreia está prevista para janeiro de 2011, mas quem circula pelos corredores da 18º edição do Anima Mundi poderá conferir o trailer do filme no stand da Oi, e também entender um pouco sobre a técnica usada nesse processo.

Mariana, que é escritora, e tem livros infantis de grande circulação como “Grandes Pequeninos”, além trabalhos assinados nas criações da TV Globinho, já trabalhou com publicidade ao lado de Nizan Guanaes.

Apesar de tanta tecnologia utilizada, quem visitar o stand da Oi, local onde será exibido o trailer do filme durante o Anima Mundi, poderá resgatar a essência da animação: por lá estará disponível o flip book, aquele livrinho que ao passar as páginas conduz a continuidade dos traços.