Dia 22 de setembro é o Dia Mundial Sem Carro. Deixe seu automóvel em casa e participe de alguma programação especial para esta data.

Ainda esse mês

Programação para o mês “Setembro Verde”

3º Flash Mob do Festival SWU na Praça do Ciclista

Desafio Intermodal

Atividades organizadas pela Bicicletada.org

Bicicletada de "Ordinária" de Setembro de 2010 em São Paulo

"Vagas Vivas" organizadas pela Matilha Cultural

Sesc Santana cria “vaga viva” para marcar o dia mundial sem carro

Deixe o carro na garagem. Vá de carona:

Estudantes criam site que estimula carona

Por Juliana Torres

Não era a ideia principal, mas Matheus Marosti e Guilherme Valente, uma dupla de universitários, criou um site que melhora consideravelmente o trânsito na cidade. O portal "UniCarona" consegue unir a necessidade de melhorar a qualidade de vida com serviço social para alunos que precisam viajar muito. Nele, é possível cadastrar-se, criar rota e saber quem faz o mesmo caminho que você. O serviço atende estudantes de instituições de ensino como a Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) entre outras.

O portal foi construído por dois ex-estudantes de Engenharia de Computação da Unicamp, em 2007. O projeto inicial era ajudar os colegas mais próximos, mas hoje tem mais de cinco mil usuários e atende faculdades de diversas regiões.

Matheus Marosti, um dos idealizadores do site, afirma que a necessidade fez com que ele e seu amigo, Guilherme Valente de Souza criassem o site. "No nosso curso, aprendemos a fazer site e no começo foi até um hoby. Gastamos um pouco com o provedor e a hospedagem, mas as pessoas começaram a aderir", comenta Marosti.

Outras ideias:
Melhorar a qualidade de vida dos jovens estudantes das universidades virou febre na Internet. Outro site com o mesmo propósito é o "Caruni". O projeto Carona Universitária foi criado por dois estudantes de Engenharia de Computação e Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Fábio Fonseca e Thiago Carvalho.

O projeto começou com um Trabalho de Conclusão de Curso e surgiu durante uma aula de Gestão e Inovação. O site contém um banco de dados, no qual os estudantes podem saber de uma forma mais fácil, quem oferece carona para o destino desejado.