Projeto percorre universo literário de Guimarães Rosa com atividades culturais e socioeducativas

A atividade realizará uma série de ações comunitárias nas vilas e povoados que integram a travessia inspirada na obra de Guimarães Rosa

Na obra “Grande Sertão Veredas”, de 1956, o escritor mineiro João Guimarães Rosa descreve: “O sertão é do tamanho do mundo”. Quase seis décadas depois, um grupo de caminhantes volta à região percorrida por Riobaldo, personagem central da história, rumo ao Liso do Sussuarão.

Em sua segunda edição, o projeto “O Caminho do Sertão” promoverá, além da caminhada de 160km, uma série de ações comunitárias nas vilas e povoados que integram a travessia. “Esta região é marcada pela falta de estrutura básica. Falta água, falta luz e muitos lugares vivem à margem da pobreza mesmo. Por isso, queremos entender melhor as necessidades de cada lugar para propor uma troca de experiências, por meio de oficinas culturais e ações sócioeducativas”, explica Leo Yo Marins, um dos organizadores da caminhada.

Projeto percorrerá 160 quilometros redescobrindo os trechos citados em “Grande Sertão Veredas”, de João Guimarães Rosa

Nessa edição 2015, o projeto propõe uma jornada de 160km, pelos vales dos rios Urucuia e Carinhanha, a ser percorrida a pé durante 7 dias. São 10km a mais que a edição 2014, agora incluindo o Vão dos Buracos, corredor ecológico entre o Parque Nacional Grande Sertão Veredas e o Parque Estadual da Serra das Araras.

Os caminhantes passarão pela Estação Ecológica Sagarana (Arinos); Morrinhos; Vila Bom Jesus; Fazenda Menino; Córrego do Garimpeiro; Ribeirão de Areia; Vão dos Buracos; Chapada Gaúcha e Parque Nacional Grande Sertão Veredas. Em cada pouso nas comunidades percorridas, a jornada se entrelaça às folias de reis e aos saberes do povo geraizeiro.”Entre as atividades que pretendemos fazer, será levado oficinas de contação de histórias, aulas de malabares, circo, oficina de poesia, teatro, cinema ao ar livrem e outras atividades que variam de acordo com a região. Nossa ideia é construir ações que façam sentido para determinada população”, explica.

O Caminho do Sertão é realizado pelo Instituto Rosa e Sertão, pela Agência de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Vale do Rio Urucuia e pelo Centro de Referência em Tecnologias Sociais do Sertão – Cresertão), com o apoio das prefeituras e instituições parceiras.

Financiamento coletivo

O projeto “Ecos do Caminho’ está em fase de captação de recursos. Para participar é fácil, acesse o site do Catarse e dê seu contribuição. Entenda como funciona a plataforma e participe