Projetos para um futuro melhor que merecem ser compartilhados

Gentileza gera gentileza, inspirações motivam inspirações e resultam boas ações quando compartilhadas. Muitas inciativas têm sido desenvolvidas e pessoas se mobilizam no Brasil, e no mundo, em busca de um futuro mais igualitário, solidário, acessível e acolhedor.

Não há como falar desses fundamentos sem pensar nas crianças, as sementes para um novo mundo.

Inspiradores são projetos que transformam nosso país em um lugar onde toda e qualquer criança tenha direito a uma infância feliz; onde toda casa tenha água e saneamento básico. Projetos em que todos possam aproveitar o presente e conserve o mundo para o futuro, como é o caso destas inciativas:

Projeto Dove Day realizado pela Unilever em 2016
Projeto Dove Day realizado pela Unilever em 2016

Empoderamento feminino

Maior parte da população brasileira, a história da mulher no país é marcada pela luta por igualdade de direitos e liberdade. E se o momento pede independência, no empreendedorismo não podia ser diferente. Embora para muitas mulheres, o sonho do próprio negócio pareça inatingível, a Unilever pode ajudar a mudar esta realidade, com o projeto Ciclo Brilhante.

Pesquisas revelam que nove entre 10 mulheres brasileiras acreditam que independência financeira representa um direito da mulher. Aliado a isso, 75% do público feminino deseja abrir seu próprio negócio, embora, bem distante desta perspectiva, apenas 7 % consiga, de fato, gerenciar sua empresa.

Em meio a uma rotina de dificuldades que, historicamente, impede as mulheres de conciliar a carreira com responsabilidades impostas, a Unilever, por meio de seu Plano de Sustentabilidade, assume o compromisso de empoderar 5 milhões de mulheres até 2020.

Uma das iniciativas para alcançar este resultado é o Ciclo Brilhante, lançado no Brasil em 2015, com o objetivo de empoderar e incentivar mulheres a se tornarem empreendedoras, na luta pela construção de um futuro mais próspero. A ideia é oferecer as ferramentas necessárias para que as participantes desenvolvam suas habilidades, atinjam suas metas pessoais e profissionais, e transformem a sua própria realidade.

O programa da marca Brilhante, em parceria com a Aliança Empreendedora, já impactou diretamente mais de 50 mil mulheres por meio de iniciativas como Escola de Você e Escola Brilhante, cursos de capacitação on-line sobre desenvolvimento pessoal e empreendedorismo, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento de mulheres de todo Brasil

Auto estima contra padrões de beleza

Comprometida a encorajar e inspirar futuras gerações em todo o mundo, fazendo com que a beleza seja uma fonte de confiança, e não de ansiedade para as mulheres, a mais recente edição do Dove Day, idealizado pela Unilever, bateu todos os recordes em 2016. O evento, que neste ano aconteceu no Rio de Janeiro e em São Paulo, reuniu voluntários, sites, instituições, jovens e adolescentes que, juntos, debateram e compartilharam suas próprias experiências sobre autoestima.

Criado em 2005, o Dove Day foi idealizado para discutir os impactos negativos da baixa autoestima entre crianças e adolescentes. Passadas 11 edições, o projeto já impactou mais de 17 milhões de histórias em diferentes países.

Consciência Ambiental

Sendo uma das prioridades para a  Unilever, a questão do meio ambiente sempre esteve presente nas ações da empresa antes mesmo do Plano de Sustentabilidade ser lançado, em 2010. Em meio a atividades que promovam a consciência ecológica e reduzam o impacto ambiental negativo, foi aberto pela Unilever e pelo Grupo Pão de Açúcar, o caminho para uma inédita parceria entre varejo e indústria no cenário nacional de reciclagem.

Inauguradas em 2001, as Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever celebram 15 anos com muitos motivos comemorar. Presente em 44 cidades do país, a iniciativa já somou mais de 100 mil toneladas de resíduos coletados e doados para 37 cooperativas de reciclagem.  Além da redução do lixo e desperdício, o programa também promove inclusão social e geração de renda para mais de 2.500 pessoas.

Alinhada à Política Nacional de Resíduos Sólidos e com o formato de Postos de Entrega Voluntária (PEVs), as estações, localizadas nos estacionamentos das lojas do Pão de Açúcar, recebem papel, plástico, metal, vidro e óleo de cozinha usado.  O material arrecadado é doado para as cooperativas parceiras do programa que comercializam os produtos reciclados.

Para saber mais e conhecer outros projetos, visite a plataforma Unilever por um Futuro Melhor que destaca esforços de pessoas que acreditam na construção de um mundo mais sustentável . E para quem estiver por São Paulo, no próximo dia 19 de novembro vai acontecer o Dia Unilever Futuro Melhor no Armazém da Cidade, uma programação variada com práticas esportivas ao ar livre, oficinas, música ao vivo e distribuição gratuita de sorvete da Ben & Jerry’s. As atividades começam às 11h e a entrada é Catraca Livre.