A cultura leva muitas pessoas da periferia para o centro, atrás de informação, música, teatro e diversão. Mas o caminho inverso também é possível. Hoje, nos bairros mais afastados da cidade, encontramos diversos polos de expressões artísticas, todos com espírito comunitário e sempre Catraca Livre.

Na seleção dessa semana, de 26 a 30 de agosto, vamos trazer 10 dicas de eventos, a começar pelo Samba na Cumbuca, criado para exaltar o samba paulista que acontece na zona oeste, sempre na última quarta-feira do mês.  Programe-se, porque na quinta tem o Samba D´Elas, uma roda de samba na zona leste formada só por mulheres, com compositoras e instrumentistas.

Mas o fim de semana está só começando, já na sexta temos o tradicional Panelafro, que mistura várias expressões artísticas, do teatro a música, passando pela culinária e a poesia. No sábado, o Espaço Clariô de Teatro e Cultura abre suas portas para o Quintasoito, com apresentação do espetáculo A Brava, da Brava Companhia na zona sul. Em São Miguel vai haver o Sarau Cultural, onde você é convidado a trazer seu instrumento, sua voz e a sua ideia.  Ainda na zona sul, a ONG Casa do Zezinho traz o grupo projeto Artes na Periferia com show do grupo do ABC paulista, Poucas Trancas. Quem mora na zona norte e quer ouvir Rap da melhor qualidade e ainda assistir a vídeos educativos, apresentações de Djs e live-paint de graffiti, é só chegar à Viela São Jorge no Jardim Peri, que o projeto Imagens Peri-Féricas garante sua dose de cultura.

Quem estiver na zona leste e quiser ver uma peça de teatro a dica é a montagem do grupo Mentecorpos do Balaio que  encena o espetáculo Numa Roda, diversão garantida.

Domingo não é dia de descanso para os amantes da dança. Na zona oeste acontece o Carapicuíba Battle 2009, que reúne bboys e bgirls de toda a cidade. No evento ainda tem beatbox, capoeira, exposição e a batalha Brasil versus Argentina. Para finalizar, a dica é o Projeto Vitrolas, que acontece na zona sul, um evento que busca resgatar e preservar o vinil.

Enfim, são muitas dicas de teatro, cinema, música, poesia mostrando que a periferia tem o seu lado bom e agora também é referência cultural da cidade.

Ouça no link abaixo a música Maria Madalena do grupo Cagebê que vai se apresentar sábado no evento Imagens Peri-Féricas. O som foi liberado para o site Catraca Livre em primeira mão e estará no álbum Vilarejo, com previsão de lançamento para 2010.
[audio: https://s3.amazonaws.com/catraca-uploads/wp-content/uploads/2009/08/02-maria-madalena.mp3]

Quebrada Digital - 26 a 30 de Agosto

Dia 26 (Quarta)
Samba na Cumbuca

Dia 27 (Quinta)
Samba D´Elas

Dia 28 (Sexta)
Panelafro
Quintasoito
Sarau Cultural

Dia 29(Sábado)
Artes na Periferia
Imagens Peri-Féricas
Mentecorpos do Balaio

Dia 30 (Domingo)
Carapicuíba Battle 2009
Projeto Vitrolas

Imagem Autor

Amante de tecnologia, jornalismo e quadrinhos

+ posts do autor