Refugiados gravam vídeo para agradecer abrigo no Brasil

Um grupo de refugiados de São Paulo gravou uma música e um vídeo para agradecer o abrigo que receberam no Brasil e contar mais sobre os motivos que os levaram a sair de seus países. Na filmagem, os participantes explicam o que é ser refugiado e rompem com preconceitos que muitas vezes sofrem no país. As informações são do G1.

A produção contou com a participação de mais de 50 refugiados de 12 países
A produção contou com a participação de mais de 50 refugiados de 12 países

A produção durou 10 meses e contou com a participação de mais de 50 refugiados de 12 países, como Síria, Nigéria e Congo, em todas as fases, como escrita e gravação da música, roteiro e edição de imagens. No vídeo, eles simulam a chegada a São Paulo e contam sobre os sofrimentos em sua terra natal, como casos de perseguição e guerra, além de agradecer a hospitalidade do Brasil.

O projeto Refugees in Brazil (“Refugiados no Brasil”) está entre os escolhidos pelo programa Youth Iniciative (“Iniciativa Jovem”) do Acnur – Agência da ONU para Refugiados -, para ser colocado em prática. As reuniões foram realizadas em parceira com a Caritas Arquidiocesana de São Paulo, que oferece programas de acolhimento e integração de refugiados.

A música será apresentada oficialmente no dia 20 de junho, Dia Mundial do Refugiado, no Sesc Interlagos, em São Paulo.

Assista ao vídeo: