A cidade de São Paulo ganhou, no domingo, 19, a primeira vaga exclusiva para carroças do Brasil. O espaço, localizado em frente ao Ecoponto da Vila Madalena, na zona oeste, é reservado para os catadores de materiais recicláveis pararem os seus “veículos” de trabalho.

“O lugar já era usado pelos catadores que vinham usar o Ecoponto ou almoçar no Bar do Corno”, explica o grafiteiro Mundano, autor da pintura. No espaço não é permitido o estacionamento de carros, mas alguns ainda paravam. A ideia é que agora só fiquem as carroças.

“A gente vai inventar umas multas para colocar nos carros que pararem ali”, conta o grafiteiro. “A intenção é fazer mais um monte dessas vagas, criando um padrão, um tipo de uma marca que já identifique a vaga, como as de idosos ou deficientes”, conclui.

Essa não é a primeira iniciativa realizada por Mundano em benefício dos catadores. O projeto Pimp My Carroça, deste ano, reformou as carroças de vários catadores de material reciclável de São Paulo e do Rio de Janeiro, enquanto buscava mostrar para a sociedade a importância deles como agentes sociais da sustentabilidade. O resultado pode ser conferido em no documentário “Pimp My Carroça: São Paulo + Rio de Janeiro”, colocado abaixo.

PIMP MY CARROÇA - São Paulo + Rio de Janeiro from Parede Viva on Vimeo.