Uma escola onde o aluno será protagonista de sua formação, participando da construção do próprio saber e envolvendo-se nos processos de aprendizagem. É esta a ambição do Gente (Ginásio Experimental de Novas Tecnologias), escola piloto de tempo integral que começa a ser implementada em 2013 na Rocinha, comunidade da zona sul carioca, pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Uma das aulas dá atenção para e os últimos livros de Shakespeare, em inglês – esta última viabilizada graças a uma parceria com a Universidade de Harvard.

A primeira unidade do Gente terá sede na Escola Municipal André Urani, com capacidade para atender 210 alunos do 7º ao 9º anos. Beatriz Alqueres, gerente de projetos estratégicos da secretaria explica que os alunos não serão reunidos por ano seriado, mas por competências. “O objetivo não é trabalhar por conteúdo, mas com a construção de habilidades”, diz.

O aluno pode escolher, segundo seus interesses, quais atividades eletivas quer realizar, constituindo uma aprendizagem individualizada e personalizada. Entre as disciplinas eletivas estão cineclube, construção de blogs como portfólio, inteligência artifical – em parceria com a Universidade de Stanford –, webdesign, programação básica e os últimos livros de Shakespeare, em inglês – esta última viabilizada graças a uma parceria com a Universidade de Harvard.