Soldados iraquiano e americano se apaixonam na guerra do Iraque

Diante de tantas notícias e imagens chocantes sobre guerras no Oriente Médio, uma história de amor tornou-se motivo de comoção.

Publicado pela BBC, um relato mostra como Navyef Hrebid, tradutor do Exército americano, se apaixonou pelo soldado iraquiano Btoo Allami.

Allami e Hrebid tiveram que esconder-se do preconceito

Eles se conheceram em 2003 durante a invasão americana no Iraque. Ambos participaram dos ataques contra os revolucionários em Ramadi, mas só conheceram-se melhor em uma operação no principal hospital da cidade.

Neste dia, compartilharam refeições e declarações de amor em um estacionamento. A relação lhes ajudou a lidar com os anos de tensão sectária, mas foi vivida em um país onde homossexuais sofrem perseguição.

Por isso, Allami e Hrebid tiveram que esconder-se do preconceito – inclusive de colegas, amigos e familiares. O relacionamento também sobreviveu à distância das transferências dentro dos dois Exércitos e de quando o tradutor conseguiu asilo nos Estados Unidos.

A luta para que o iraquiano pudesse deixar o Iraque foi árdua. Já no Canadá, os dois casaram-se e, em 2014, a migração de Allami aos EUA foi aprovada.

Hoje, o casal vive em Seattle e sua história virou tema de um documentário chamado “Out of Iraq”. Este foi exibido em um festival de cinema em Los Angeles em 2016. Veja abaixo o trailer: