O Movimento Sou Responsável vai comprar por R$ 20 mil o melhor vídeo de no máximo 30 segundos para explicar sua campanha.

Os finalistas serão julgados por cinco dos melhores publicitários brasileiros: Joanna Monteiro, Washington Olivetto, Nizan Guanaes, Marcelo Serpa e Bob Costa, que elegerão o vencedor.

Todos eles foram fartamente premiados. Joanna Monteiro, da FCB, por exemplo, já ganhou 26 Leões em Cannes e foi escolhida a publicitária mulher mais criativa do mundo.

A campanha "Sou Responsável" surgiu para estimular o protagonismo dos brasileiros, com foco neste ano eleitoral. "Se quisermos um país ético, em todos os seus aspectos, econômico, social e político, não podemos aceitar a cidadania de segunda classe. Precisamos ser cotidianamente responsáveis, exigindo direitos, mas também
cumprindo deveres", diz seu manifesto.

O vídeo deve ser produzido por estudantes universitários e enviado até o dia 15 de março para o e-mail [email protected]. O Catraca Livre vai promover em suas páginas uma votação aberta com 5 finalistas que, depois, serão submetidos ao júri.

  • Mensagem a ser transmitida pelo vídeo de 30 segundos:
  1. SEJA RESPONSÁVEL EM SUAS ESCOLHAS E CONDUTAS COTIDIANAS;
    Neste momento, em particular na escolha dos candidatos em que votará.
  2. LINGUAGEM E TOM DA COMUNICAÇÃO;
    A linguagem deve ser universal, como o é o voto. Não deve focar em "tribos", excluindo os demais cidadãos. O tom deve ser de convocação coletiva apartidária, despido de ideologia política. A missão é levar o cidadão a refletir sobre seu voto, de forma coerente com o projeto de país em que acredita, para, como decorrência, escolher partidos e nomes. Uma vez que acredita nas propostas dos seus candidatos a deputado, senador, governador e presidente, deve acompanhar seus desempenhos e coerência de ação ao longo do mandato, exercendo legitimamente a fiscalização;
  3. ASSINATURA DO VÍDEO
    Seja qual for a proposta criativa que você envie, deve estar assinada com o mote da campanha.

SOU RESPONSÁVEL

A campanha nasceu de um ato reunido pela OAB-SP, na Cúria Metropolitana de São Paulo, que resultou num manifesto pela ética, envolvendo cem entidades.

Entre as que aderiram a campanha, estão, por ordem alfabética:

ABRAPP - Associação Brasileira Entidades Fechadas de Previdência Complementar
ABMES - Associação Brasileira Mantenedoras de Ensino Superior
ASABB - Associação dos Advogados do Banco do Brasil
Catraca Livre
Central Força Sindical SP
Cúria Metropolitana de São Paulo
CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
CRA-SP - Conselho Regional de Administração
CRECI-SP - Conselho Regional Corretores de Imóveis
CORECON-SP - Conselho Regional de Economia
CREMESP - Conselho Regional de Medicina
FESESP - Federação de Serviços do Estado de SP
FECOMERCIO-SP
FNE - Federação Nacional dos Engenheiros
FIPE - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas
Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
OAB Nacional
OAB-SP - Ordem dos Advogados do Brasil, São Paulo
Reclame Aqui
SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de SP e RJ
SINDITECIDOS - Sindicato Comércio Atacadista de Vestuários
SEESP - Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo