Uruguai inicia venda de maconha para uso recreativo em farmácias

Embalagem da maconha que será comercializada nas farmácias do Uruguai

Esta quarta-feira, 19, é um dia histórico para o Uruguai. A data marca o início da venda ao público de maconha para uso recreativo em um grupo de farmácias locais. As informações são do G1.

O anúncio do governo uruguaio foi feita na última sexta-feira, 19, por meio de um comunicado da presidência que ratifica que o Instituto de Regulação e Controle da Cannabis (IRCCA) passa a implementar a venda controlada de maconha.

A lei que regulamenta a produção e venda da erva no Uruguai foi aprovada em 2013 como estratégia de luta contra o narcotráfico. Mas houve conflitos, no entanto, em relação ao cronograma para a venda de maconha ao público em farmácias.

Para comprar o produto nas farmácias, no entanto, é preciso uma inscrição prévia junto ao IRCCA. Desde o início do processo de inscrição, em maio, cerca de 4.700 pessoas foram registradas para comprar maconha. Cada pessoa inscrita tem direito a comprar 40 gramas mensais, a US$ 1,30 a grama.

Além da compra via farmácias, a legislação uruguaia ainda habilita o acesso à cannabis por meio de cultivo em lares ou cultivo cooperativo em clubes.

Leia matéria completa

  • Leia mais: