Vauban: bairro na Alemanha é modelo de comunidade sustentável

Promovido por BASF

Friburgo é conhecida desde a década de 1970 como a principal cidade ecológica da Alemanha. Por lá, energia solar, mobilidade, reciclagem e qualquer assunto que remeta a sustentabilidade é tratado de maneira séria e faz parte das políticas públicas da cidade.

O jovem bairro de Vauban segue a risca todos estes preceitos transformando suas casas em micro usinas capazes de gerar tanta energia elétrica que ultrapassam e muito seu consumo. O excedente é repassado à rede pública que em contrapartida devolve créditos aos moradores.

Ainda sobre a arquitetura das casas, todos os projetos são desenvolvidos a partir dos conceitos do bioclimatismo. Ou seja, as estações do ano e o ângulo do Sol são levados em consideração para que seja possível controlar a entrada de calor no Verão e uma maior iluminação no Inverno. Além de captar a água da chuva para irrigação de jardins e uso em vasos sanitários.

Se por aqui os carros são o meio de transporte predileto da população, em Vauban ele representa apenas 30% dos moradores, segundo dados de 2009. Os outros 70% preferem usar uma maneira mais verde de se locomover como bicicletas e os trams, bondes que andam sobre tapetes de grama.

Os moradores do bairro ainda reciclam 65% de seus resíduos, que são descartados separadamente em coletores espalhados pela cidade.

Tem interesse por matérias sobre arquitetura sustentável e gostaria de debater o tema? A BASF, empresa química líder mundial, também quer fazer a sua parte e convida o leitor do Catraca Livre para discutir esse assunto no Creator Space™ online.

O programa de cocriação da BASF celebra os 150 anos da empresa e tem o objetivo de promover discussões que busquem soluções concretas para problemas ligados a alimento, energia e urbanidade.