VI Semana de Moda e Cultura

Por: Redação

Entre os dias 9 e 13 de novembro, a Livraria Cultura realiza a “VI Semana de Moda e Cultura” com uma intensa e diversificada programação aberta ao público. O destaque desta quinta, dia 12, fica para a Palestra “30 anos de moda no Brasil – Uma breve história” com Marília Scalzo (autora), Mariana Lanari, Bob Wolfenson e Costanza Pascolato, na loja da Cultura do Conjunto Nacional.

Baixe um trecho do livro “Amigos Ouvintes”, de Arnaldo Jabor, que fez parte do evento

Esta 6º edição do evento, que conta com parceria da SPFW, tem como novidade os certificados de participação que serão entregues aos presentes ao final de cada atividade, além do Mosaico, nome que se dará a uma série de bate-papos com convidados especiais que irão comentar o intercâmbio entre a moda e as artes.
_______________

Leia também:
Hotel de 1918 abrigará artistas

_______________

Local: Loja da Cultura do Conjunto Nacional e Villa-Lobos

Programação:

12/11, a partir das 11h
Palestra: 30 anos de moda no Brasil – Uma breve história com Marília Scalzo (autora), Mariana Lanari, Bob Wolfenson e Costanza Pascolato
Local: Teatro Eva Herz
* Serão distribuídas senhas 2 horas antes do início da palestra. Sujeito à lotação: 166 lugares.
** A sessão de autógrafos será realizada após a palestra.

12/11, às 14h30
Oficina Swarovski: Confecção de colares feitos com a técnica de entrelaçamento de arames usando cristais e pérolas da Crystallized™ – Swarovski Elements com Roberta Rabani e Cristina Herrmann
Local: Loja de Arte
*Serão distribuídas senhas 1 hora antes de cada atividade. Capacidade por oficina: 25 pessoas.

12/11, 16h às 17h30
Mosaico: Moda e Literatura com Jô Souza
Local: Teatro Eva Herz

12/11, das 18h30 às 19h30
Palestra: O homem contemporâneo e a Moda com Mario Queiroz
Local: Teatro Eva Herz
* Serão distribuídas senhas 2 horas antes do início da palestra. Sujeito à lotação: 166 lugares.

13/11, às 14h30
Laboratório de criação: A partir da projeção de imagens sobre figurino de alguns filmes, o participante será estimulado a fazer uma releitura por meio da criação de volumes com TNT, orientados por Andrea Beulke Bonsanto e Marina Lessa.
Local: Loja de Artes
*Serão distribuídas senhas 1 hora antes de cada atividade. Capacidade por oficina: 25 pessoas.

13/11, 16h às 17h30
Mosaico: Moda e Música com Johnny Luxo e Suzy Okamoto
Local: Teatro Eva Herz

13/11, das 18h30 às 19h30
Palestra: Jornalismo de moda no Brasil com Lilian Pacce
Local: Teatro Eva Herz
* Serão distribuídas senhas 2 horas antes do início da palestra. Sujeito à lotação: 166 lugares.

Exposições

Talentos Senac – Exposição de fotografias e modelagens
De 4 a 15 de novembro
Exposição com fotos de criações de jovens talentos formandos em Design de Moda do Centro Universitário Senac, registradas pelas lentes dos fotógrafos Aleksandar Srdic, Maurício Gomes, Pedro Molinos e Sandra Bordin.
Local: Loja e Espaço de Exposições Livraria Cultura Conjunto Nacional

Centro Universitário Belas Artes de São Paulo – Exposição de vestuários inspirados no Ano da França no Brasil
De 6 a 18 de novembro
Exposição com criações desenvolvidas pelos alunos do sexto semestre do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo inspiradas no ano da França no Brasil.
Local: Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos

Encontros

TALK SHOW E SESSÃO DE AUTÓGRAFOS COM ARNALDO JABOR
Quarta-feira, 11 de novembro às 19h
Livro: Amigos ouvintes
Editora: Globo
Local: Livraria Cultura Shopping Villa-Lobos – Av. Nações Unidas, 4777 – São Paulo/SP

Arnaldo Jabor receberá o público para um bate-papo sobre as questões abordadas em seu novo livro Amigos ouvintes, que trata de assuntos como amor, sexo, política internacional e outros temas polêmicos. ‘Quanto de perversão sexual será responsável pelo assédio imoral à República?’, pergunta Jabor na abertura do capítulo intitulado Amor e Sexo. E vai além: ‘Quanto desejo de poder e manipulação se esconde sob o amor?’. São questões como essas que o autor levanta nas páginas desta obra, temas que debate em seu programa de rádio e que geraram o primeiro título da coleção CBN Livros. Evento sujeito à lotação do auditório: 129 lugares.

Encontro Jedicon 2009 com visita do ator Jeremy Bulloch, o Boba Fett
Quinta-feira, 12 de novembro às 19h
Local: Livraria Cultura Market Place Shopping Center – Av. Chucri Zaidan, 902 – São Paulo/SP

’Muitos fãs têm admirado Boba Fett desde a primeira trilogia, tanto que George Lucas aproveitou o personagem como elemento fundamental da trama na trilogia nova’, explica Marcelo Forchin, presidente do Conselho Jedi São Paulo. Assim, a organização do evento pensou nesta Jedicon SP como uma oportunidade especial para que os fãs pudessem conhecer alguém que esteve nas gravações dos filmes e que certamente traria detalhes inéditos sobre a saga. Nascido na cidade de Market Harborough, no coração da Inglaterra, em 16 de fevereiro de 1945, Jeremy Bulloch já havia feito pequenos papéis em filmes de James Bond (007) quando foi convidado para vestir a armadura de Boba Fett em 1980, no filme O império contra-ataca, e depois em 1983, em O retorno do Jedi. Serão distribuídas 100 senhas a partir das 17h no mezanino da loja, na Central de Escuta, no dia do evento. Não será permitida a formação de fila antes desse horário. A sessão de autógrafos será realizada no auditório da loja.

Stand up Cultura com esquete de humor de Warley Santana
Quinta-feira, 12 de novembro às 20h
Local: Livraria Cultura Bourbon Shopping Pompéia – Rua Turiassu, 2100 – São Paulo/SP

O ator e apresentador Warley Santana interpretará questões do cotidiano e situações inusitadas em apresentações stand up. Valoriza o humor de ‘cara limpa’, sem fantasia ou jogo de cena, fazendo graça com os acontecimentos da sua própria experiência de vida. Warley iniciou seu trabalho como ator em 2002 e, desde então, tem participado de telenovelas, webséries, peças de teatro e longas-metragens. É o ator que mais atuou em curtas no país, somando mais de 40. Em 2008, Warley se apresentou para o grande público no programa CQC, exibido pela TV Bandeirantes. Além de ter feito parte de comerciais premiados e cases de sucesso na propaganda, o artista é mestre de cerimônia de diversos eventos. A entrada para o talk show é 1 kg de alimento não perecível. Evento sujeito à lotação do auditório: 125 lugares. Classificação etária: 14 anos.

Pocket show com Adriana Mezzadri
Sábado, 14 de novembro às 16h
Local: Livraria Cultura Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073 – São Paulo/SP

Adriana Mezzadri fará um show de tributo a Mercedes Sosa, um dos maiores nomes da música na América Latina e no mundo. No repertório estarão presentes, entre outros, os sucessos Gracias a la vida, Volver a los 17, Años e Sólo le pido a Dios. Este está sujeito à lotação do Teatro Eva Herz: 166 lugares.

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS COM O ESCRITOR INGLÊS TAHIR SHAH
Segunda-feira, 16 de novembro às 18h30
Livro: Nas noites árabes
Editora: Roça Nova Editora
Local: Livraria Cultura Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073 – São Paulo/SP

O livro Nas noites árabes é uma busca do autor inglês Tahir Shah de compreender mais profundamente a terra que escolheu para viver, o Marrocos. Para isso empreende uma viagem audaciosa pelo reino, uma aventura digna das míticas As mil e uma noites. Enquanto percorre as labirínticas medinas de Fez e Marrakesh, atravessa as areias do Saara e prova da hospitalidade do povo marroquino, o autor coleciona um fascinante tesouro de histórias tradicionais, fragmentos de uma sabedoria oriental pouco conhecida no Ocidente. Uma obra povoada por personagens inesquecíveis, repleta de humor e de surpresas. Este evento acontecerá no piso térreo da loja principal.

Pocket show e sessão de autógrafos com a banda Irmandade do Blues
Sábado, 14 de novembro às 18h
CD: Irmandade do blues – Ao vivo
Local: Livraria Cultura Market Place Shopping Center – Av. Chucri Zaidan, 902 – São Paulo/SP

Nesse sábado, a banda Irmandade do Blues, formada por Vasco Faé (gaita, voz e guitarra), Edu Gomes (guitarra), Silvio Alemão (baixo) e Fernando Lóia (bateria), fará um pocket show em razão do lançamento do CD e do DVD Irmandade do Blues – Ao vivo, que conta com participações de Andreas Kisser e André Matos. O álbum, gravado no segundo semestre de 2008, é um projeto fiel ao som que a banda faz nos shows e reúne de forma equilibrada as composições dos álbuns Veneno (1996) e Good feelings (2007). O ingresso para o show é 1 kg de alimento não perecível.


DEBATE COM ANTONIO LAVAREDA, DORA KRAMER, FERNANDO MITRE E BÁRBARA GANCIA (MEDIADORA) SOBRE O RETORNO À DEMOCRACIA

Segunda-feira, 16 de novembro às 19h30
Local: Livraria Cultura Market Place Shopping Center – Av. Chucri Zaidan, 902 – São Paulo/SP

Nesta segunda-feira, a Livraria Cultura e a BandNews FM promoverão debate sobre os 20 da eleição de 1989. No encontro, haverá a análise das trajetórias política, eleitoral e social que o Brasil percorreu desde o retorno da democracia ao país e será feito um balanço das conquistas desde a primeira eleição direta para a presidência da República, além de discussões sobre quais desafios ainda precisam ser enfrentados. Evento sujeito à lotação do auditório: 99 lugares. Haverá transmissão ao vivo do debate no mezanino da loja.

Sessão de autógrafos com Galileu Garcia
Terça-feira, 17 de novembro às 19h
Livro: Mazzaropi – O caipira mais caipira do Brasil
Editora: Lelis
Local: Livraria Cultura Shopping Villa-Lobos – Av. Nações Unidas, 4777 – São Paulo/SP

Mazzaropi, sem sombra de dúvida, é o caipira mais caipira do Brasil. Mas ele não é apenas um caipira, é o retrato vivo de um brasileiro: homem que acreditou em seus ideais, rompeu barreiras e se tornou um dos maiores nomes do cinema no Brasil e no mundo. Galileu Garcia, que trabalhou em vários filmes com ele, relata os momentos da vida de Mazzaropi. A obra mostra uma história cheia de vida, poesia e humanismo, é um registro da história deste artista que é patrimônio nacional.

Sessão de autógrafos com Lilia Schwarcz e André Botelho
Quarta-feira, 18 de novembro às 19h
Livro: Um enigma chamado Brasil
Editora: Companhia das Letras
Local: Livraria Cultura Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073 – Loja Companhia das Letras – São Paulo/SP

Alguns autores já se dedicaram à tarefa de decifrar o Brasil. De tradições e épocas diferentes, um sem-número de interpretações foi escrito sobre a formação social do país, cujos temas inspiram discussões entre os especialistas. Nessa coletânea de artigos, 29 intérpretes do Brasil são analisados à luz de suas ideias e sob o ponto de vista de pesquisadores contemporâneos. Alguns nomes como Gilberto Freyre e Sergio Buarque de Hollanda unem-se a Oliveira Vianna, Manoel Bomfim e Octavio Ianni. A obra estabelece um diálogo entre esses pensadores, suas obras e como suas ideias foram recebidas em determinados contextos. O resultado é uma compilação crítica que percorre o pensamento social em diferentes gerações, desde aqueles que se debruçaram sobre a construção do Estado durante o Império até os ensaístas clássicos da década de 1930, passando pelos teóricos do racismo científico, seus críticos na Primeira República, os modernistas nos anos 1920 e, finalmente, a geração pioneira dos cientistas sociais e seus primeiros discípulos.

Por Redação