Virada da Mobilidade busca soluções sustentáveis e inteligentes para as ruas de SP

De 20 a 26 de setembro, evento contará com diversas atrações espalhadas pela capital paulista

Em sua terceira edição, a Virada da Mobilidade busca alternativas de locomoção mais sustentáveis e inteligentes em meio ao caos das grandes concentrações urbanas. Neste ano, as atividades tem início neste sábado, 20 de setembro, com uma competição multimodal saindo de quatro regiões diferentes de São Paulo, com destino à Avenida Paulista.

A proposta é medir o tempo gasto por diferentes meios de transportes e descobrir os impactos causados pelo trânsito na vida de quem se desloca de outras regiões no mesmo horário.

Semana contará com série de atividades que discutem a questão de mobilidade urbana em São Paulo

Além da competição no mesmo dia acontece a exibiçã odo filme “Ciclovida”, que conta a história de um grupo de pequenos agricultores cearenses que atravessou a América do Sul pedalando por mais de 10 mil quilômetros para promover o resgate das sementes naturais. O trabalho foi escolhido o melhor documentário na categoria Conservação do Green Screen Environmental Festival Film de 2010. A programação será encerrada com uma feira de troca de peças de bicicleta no bairro de Pinheiros.

Carro pra quê? 

No Dia Mundial Sem Carro, celebrado na segunda-feira, 22 de setembro, acontece Festival Vaga Viva, que promete realizar inúmeras intervenções nas vagas utilizadas por carros na rua Padre João Manoel, na zona oeste.

Neste dia serão espalhados alguns bancos, tapetes, sofás e qualquer outro material que convide ao uso das pessoas pelo espaço que estaria sendo ocupado por um veículo. Na avenida Paulista, a programação conta com uma exposição de fotos, no Conjunto Nacional, além de uma volta noturna de bicicleta, aberta ao público, que cortará as ruas de São Paulo das 18h às 21h.

Outras alternativas 

Na manhã do dia 24, a programação conta com uma caminhada pela avenida Paulista. Batizado de “Sweet Walk”, o encontro permitirá a troca de experiências entre os pedestres, hoje considerados as maiores vítimas do trânsito de São Paulo. Um bate-papo sobre as práticas alternativas de transporte e ocupações de espaços públicos também faz parte programação.

Dia Nacional do Trânsito 

Já no dia 25, Dia Nacional do Trânsito, um estudo do meio servirá para mostrar a importância da microacessibilidade na mobilidade urbana. Uma caminhada com jovens deve acontecer no mesmo dia, na região da Bela Vista. O bate-papo “Corrida como meio de transporte” fecha a programação do dia.

Mobilidade pedestre e encerramento

Na sexta-feira (26), um seminário na zona sul promete reunir diversos especialistas para debater “A Nova Economia da Mobilidade”, seguido pelo lançamento do Concurso 3 Estações, que irá eleger três projetos focados no pedestre e na segurança viária no entorno das estações Vila Olímpia, Berrini e Santo Amaro da CPTM. Para fechar a edição 2014 da Virada da Mobilidade, está previsto um almoço, seguido por uma caminhada no parque Trianon, na avenida Paulista.