Sã0 24 horas de atividades esportivas por toda cidade de São Paulo. Mais de 700 atividades previstas e um público superior a 2,5 milhões de pessoas. A Virada Esportiva 2009 acontece nos dias 19 e 20.

A edição deste ano traz de volta o remo no Rio Tietê. Ao longo do evento, são oferecidas 40 modalidades de esportes como arvorismo, skate, patins, frescobol, futevôlei e outros. Até um ringue foi montado, para prática de lutas.

Também ganha destaque atividades curiosas como um grande baile ao estilo dos anos 70 no clube Pelezão, já para os que curtem um programa mais refrescante a melhor opção é aproveitar as piscinas do  complexo esportivo do Pacaembu.

Programação completa no site da Virada.

Veja alguns destaques da programação:

Remo no Rio Tietê - na manhã do domingo

Aqua Point – piscina do Pacaembu

Super peneiras de futebol

Arena Poliesportiva – Vale do Anhangabaú

Arena Juventude Radical - Vale do Anhangabaú

Balada Esportiva – Xtreme (atrás do shopping Morumbi)

Xadrez – Parque Trianon

Esgrima – Parque Ibirapuera

Arena de truco e jogos boêmios – Praça do Patriarca

Mundo Clube Escola - Vale do Anhangabaú

Baile da Melhor Idade – Centro de Referência do Idoso/ Vale do Anhangabaú

Virada noturna de bike e in line – pontos turísticos da cidade

Guarapiranga Radical – Represa Guarapiranga

Arena Kart – Viaduto do Chá

Remo – Parque Esportivo dos Trabalhadores e Rio Tietê

Skate no Museu – Museu do Ipiranga e Praça do Monumento

Arena Lutas – Vala do Anhangabaú

Viradinha – Parque das Bicicletas e Parque do Carmo

Rugby – Parque Villa Lobos


Avenida Sumaré fechada

A Avenida Sumaré será fechada na Virada Esportiva! As ações estão programadas para domingo, 20, das 8h às 13h. Esta será a primeira vez que a avenida entra no calendário da Virada.

- Todas as faixas da Avenida, entre as ruas Bartira e Capote Valente (extensão total da avenida), estarão destinadas ao lazer da população.

- Terá um espaço destinado ao recebimento de doações de bicicletas velhas - e peças de bicicleta. As magrelas reformadas serão doadas.

- Haverá bicicletas disponíveis para a utilização da população.

- Teremos ainda uma tenda para manutenção básica das bicicletas.

- E a volta do rapel! A prática está proibida no local por motivos de segurança. Na Virada, porém, haverá rapel com instrutores especializados para a população (no metrô Sumaré). Isso porque a avenida estará fechada para o trânsito.

Acqua Point
A piscina do complexo esportivo do Pacaembu estará aberta no sábado, das 9 às 16h, para a população. Crianças e adultos passarão por exame médico na hora. E ainda aulas recreativas e stad up paddle (remar em pé em cima de uma prancha na piscina).

Baile dos Anos 70
Vai acontecer no Clube Escola Lapa, o Pelezão  (Rua Belmont, 957, Alto da Lapa). O baile temático será no dia 19, a partir das 22 horas. Quem participar vai ganhar óculos e apetrechos para animar a festa. Detalhe: o baile vai rolar embaixo da tenda de circo que é usada para aulas do Clube Escola. Catraca Livre e para todas as idades.

Todas as 42 unidades dos CEUs estarão na Virada
E vão dar prioridade às brincadeiras antigas como a corrida com o ovo na colher, corrida de saco, cabo de guerra, queimada, etc. A programação normal, nas quadras e piscinas por exemplo, também funcionarão.

O legal é que vai envolver a família toda: no sábado à noite, as equipes terão uma prenda. Exemplo: achar um LP dos anos 70, o maior sapato, RG antigo, etc. Esta solicitação será levada no domingo e começa a caça ao tesouro! Em todas as unidades (cada uma organiza a sua brincadeira).

Normalmente o CEUs tem programação no sábado até 20h. Na Virada, porém, algumas unidades vão estender a programação pela madrugada: Parelheiros, Paraisópolis, São Mateus, Pq Anhanguera, Guarapiranga.

As informações das brincadeiras podem ser acessadas pelo portal:
www.portalsme.prfeitura.sp.gov.br

Pedalada Gay
Em parceria com a Secretaria de Participação e Parceria, via Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual, a Virada Esportiva terá um passeio ciclístico nos points gays da cidade. Vai acontecer no dia 19, a partir das 22h. A concentração dos participantes será no largo do Arouche, a partir das 20h. O trajeto tem cerca de 17km. Para celebrar a atividade serão distribuídos prêmios para a bicicleta mais enfeitada,

Segue itinerário do passeio: largo do Arouche, rua Vieira de Carvalho, praça da República, avenida São Luís, viaduto Nove de julho - Jacareí, rua Maria Paula (viaduto Ana Paulina), praça Dr. João Mendes, rua Anita Garibaldi, rua Roberto Simonsen, rua Boa Vista, Pátio do Colégio - ponto de hidratação, largo São Bento, rua Libero Badaró, viaduto do Chá, rua Xavier de Toledo (Teatro Municipal), rua Conselheiro Crispiniano, avenida São João (até rua Helvétia), alça de acesso ao Minhocão, Minhocão até Largo Padre Péricles - ponto de hidratação, rua Cesário Mota, rua Major Sertório, avenida Ipiranga, avenida São Luís, rua Martins Fontes, rua Augusta, rua Luís Coelho, rua Frei Caneca, rua Caio Prado, rua da Consolação, rua Rego Freitas e largo do Arouche - ponto de hidratação.

Veja mais da programação